Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Nesta escola tem Alfabetização 100%

por
Alessandra Mujica

No último dia 20 de dezembro, as professoras Alessandra Mujica e Samara Janke, acompanhadas da diretora Liziane Mallmann e demais professoras alfabetizadoras da rede Municipal e coordenadora Pedagogica da SMEC Iara Hammes, estiveram em Porto Alegre participando da solenidade de premiação  Alfabetização 100% promovido pelo GEEMPA.
As professoras receberam a premiação da presidente do GEEMPA, professora doutora Esther Pillar Grossi e as diretoras receberam o diploma de competência didático-pedagogica e uma faixa atestando que na escola tem 100% de alfabetização no primeiro ano.
































sábado, 24 de dezembro de 2011


Natal é a presença de Jesus em nossos corações,

não só representa a , mas a vida,

O nascimento do Filho de Deus!

A consciência de família, amor, paz, felicidade!

Que o sentido do Natal esteja sempre presente em nosso dia a dia

e que a esperança seja um objetivo concretizado…

Que a luz do Menino Jesus percorra cada lar

trazendo alegria aos nossos corações.

Que a Fraternidade Universal seja nossa meta e

que haja somente amor em meio a tempos difíceis,

assim encontraremos a Paz tão almejada!

O Natal do Amor é a fé e esperança renascida nos olhos de uma criança!

”Feliz Natal“

domingo, 18 de dezembro de 2011

Melhores momentos: Noite de Encerramento do ano letivo 2011!

Neste slide tem 577 fotos que passarão automaticamente: É possível baixar as fotos. Se não conseguir, deixe seu email em comentários que envio pra você. Coloquei assim pequenas pra ficar mais leve o carregamento! Ao baixarem no computador de vocês cliquem em cima da imagem da miniatura na opção abrir com Microsoft Office picture manager , Redimensione a imagem. Assim ela volta ao tamanho e qualidade original! Durante a semana posto mais!!!

sábado, 17 de dezembro de 2011

Noite de encerramento das atividades do ano letivo 2011:

postagem em construção. Aguarde.
Aconteceu na noite desta sexta-feira o evento de encerramento das atividades do ano letivo 2011 das Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental Rotermund. Foram momentos emocionantes que tiveram inicio com a formatura da educação Infantil e dos alunos da oitava série, concluindo o ensino fundamental.
A cerimonia teve a benção ecumênica com representante da Igreja católica  e da Comunidade Evangélica Ressaltaram esta etapa tão marcante na vida dos formandos como mais um degrau alcançado na conquista de uma vida plena de realizações, ressaltando a importância  dos valores  e da fé que devem ser cultivados e lapidados  a cada dia.
Fortes emoções também no momento de receber os certificados, já que foram entregues aos alunos pelos pais.
A diretora Liziane preparou uma surpresa aos formandos, foram homenageados com a música "Cante a Esperança" que ressalta a mensagem:

 Levante a cabeça e siga! Encare de frente a vida! Busque dentro de si mesmo a esperança de vencer. Caminhe para frente se ajude, explore sua juventude! Seja humilde e acredite: Você vai vencer!
Jovem, a vida é linda! Basta tentar descobrir. Leve a esperança no peito, por onde você seguir.
 Cante, cante a esperança! Faça a esperança brilhar. Leve este canto, esta força a quem precisar! Vamos cantar a esperança, fazer a esperança brilhar. E que seu brilho cresça sempre mais pará não mais se apagar. 
(Interpretada pela aluna da 7ª série Luciana)
Um gostoso clima natalino embalado pelas canções da Banda Quatro por Quatro, que logo mais  embalou todos os gostos, com   seu variado repertório.
Esperado por todos também ansiosamente, foram as apresentações natalinas dos alunos, que representaram o nascimento de Jesus e cantaram belas canções de Natal. Marcado também pela emoção no momento em que as luzes se apagaram e ao som de um coral com mais de 200 vozes do ensino fundamental Rotermund, entoaram a música "O que cantam as crianças".
Foi uma noite emocionante, nossa escola repleta de famílias confraternizando unidas e agradecidas pelo maravilhoso ano letivo que tivemos.






















Carregando mais fotos. Acesse mais tarde por favor!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Hoje foi o último dia de aula...

Neste quinta-feira foi o último dia de aula. Alunos das séries iniciais realizaram troca de presentes com o tradicional amigo secreto. Os alunos das séries finais curtiram uma seção cinema no Seminário.Foi um dia de muita emoção já que os alunos da oitava série receberam o resultado das aprovações.
Outro momento que agradou a galera no turno da tarde foi a Gincana Musical, idealizada pela professora Marlei y realizada por ela, pela profe Carla, Dalceu e Rosângela.
Formandos...Emoção na hora do resultado!
Mesmo quem sabia que passaria, passou por fortes emoções
sabendo que sairá da escola....

Troca de presentes...

Animada Gincana músical:
Ouça e diga:Qual é a música?
Siga cantando
E outras atividades relacionadas a música




quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Entrega dos certificados das oficinas de teatro e dança

Por Morgana Janke
Repórter do Blog

Nesta quarta-feira as alunas das aulas de teatro e dança receberam um certificado de 80 horas, por terem participado das aulas no decorrer do ano.
Nas oficinas com a professora Marilei Robinson, as alunas desenvolveram danças, teatros, brincadeiras e  atividades para perderem o medo do palco e a timidez.
As alunas também realizaram muitas apresentações representando a escola em diferentes eventos.
Meninas muito obrigada pela dedicação. Vocês tem um presente ótimo e um futuro brilhante!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uma tarde especial...

Alunos do primeiro ao quinto ano do turno da tarde tiveram uma tarde mágica...
A atividade foi realizada no Seminário, onde assistiram  a seção cinema com o filme Nanny Mcphee, A babá encantada.
Logo após realizaram um piquenique. 





segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

"Campeonato de Moinho" nos recreios da Biblioteca Rotermund:

por 
 Emilly Feil Zimmermann
(Repórter do Blog)
Em clima de final de ano, alegres pela aproximação das férias mas ao mesmo tempo já com um gostinho de saudade, os alunos da 6ª série tarde estão promovendo um campeonato  de "Moinho"(jogo de tabuleiro também conhecido como trilha). A ideia partiu do aluno Gabriel Passinatto que apoiado por sua colega Emilly, organizaram as regras, convidaram a galera e criaram até troféus para os campeões.
A atividade ocorrerá nos recreios durante esta semana.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Comunidade Evangélica convida: I Edição do Natal do Vizinho 2011!!!

 Nesta manhã recebemos um presente bem especial...
O coral da Comunidade Evangélica coordenados pelo professor Felicio iluminaram nossa manhã com belas e animadas canções natalinas. Quando terminaram o coral fomos nós: Mais uma, mais uma!!!!Obrigada!
Ressaltamos também o convite especial do pastor Olavo Martin Kopper: Convidou a todos para participar da I Edição do Natal do Vizinho! A ideia é que na noite do dia 22/12/11 as pessoas saiam para as ruas e confraternizem o Natal com seus vizinhos, cada um leve um "prato"compartilhem uma cena natalina, ouçam canções... Enfim Compartilhemos  e vivamos o natal com aqueles que vivem tão perto de nós e muitas vezes nem nos conhecemos...Ideia maravilhosa, né? Vamos ajudar a divulgar?


Viagem às Ruinas de São Miguel

por
Diego Eichenberg
Lucas Pinheiro
Manoel Zimmermann
(repórteres do blog na viagem)

No dia 05/12 fomos as Ruinas de São Miguel. Para conhecer na prática o que estudamos na sala de aula. Nossa primeira visita foi no museu:
Sepé Tiarajú- O mais jovem Cacique

















Vimos muitas coisas, imagens e explicações da Guia Turistica sobre esta parte de nossa história.
Depois fomos a Catedral,  é uma réplica da original que tinha antes:

















quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A pedido da 8ª Série:

por
 Indianara Bartz
Formandos  2011

Foram tantos dias,  que passaram rápido, com muitos sorrisos, amizade, angustia e briguinhas. Agora começa uma nova parte da vida onde talvez o destino irá nos separar. A nossa amizade foi ótima e será  eterna, pois as lembranças vão ficar.
Os anos que passamos juntos, melhores não poderiam ser. A agradeço por ter passado esse tempo com vocês.
Para mim foi a melhor turma, os melhores colegas e melhores professores. Com vocês aprendi que nada é fácil mas aprendi que nunca estou sozinha. Com esses professores aprendi a me preparar para a vida e agradeço por  tudo. 
Agradeço a Diretora Liziane, coordenadoras, secretários, funcionários, alunos por terem feito a Escola Rotermund a melhor Escola e por eu poder falar com ORGULHO que o Rotermund é minha escola, a escola Inesquecível!
Agradeço muito por tudo!

Nesta segunda-feira, 05/12 Os alunos do 5° ano manhã e tarde realizaram sua viagem de estudos. O destino foram as Missões. Eles foram conhecer as Ruinas de São Miguel além de outros pontos turísticos.Tiveram o acompanhamento de uma guia turísticas que relatou toda a história presente em cada lugar, ampliando assim todo conteúdo estudado em sala de aula.
(por Karol Strasburguer/repórter do Blog)


Pórtico Em São Miguel das Missões

















Outro fato que despertou a imaginação da garotada foi a Lenda da cobra, relatada pela aluna Mariziê Maccari:

Diz a lenda que antigamente no lar das viúvas e dos órfãos , perto dali, existia uma cobra perto dos sinos. De tão gorda, entalou. Toda vez que sentia fome batia os sinos. 
As viúvas sabiam a hora certa de ir alimentar a cobra.
Certo dia a cobra bateu o sino e uma das viúvas sabendo que a cobra estava com fome resolveu dar um  de seus filhos para a cobra se alimentar. 
A cobra comeu o menino e depois foi descansar. Quase descansada a cobra explodiu. Espalhou gordura para todo o lado.
Dizem que no sino tem gordura até hoje...porém esta preta!

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Feira de Ciências realizada por alunos do 6° ano tarde:

por Morgana Janke
repórter do Blog

Nesta quarta-feira os alunos do 6° ano promoveram uma Feira de Ciências com o acompanhamento da professora Marlei Dunke, na disciplina de Ciências.
Quem teve a iniciativa foram as alunas Ana Júlia Peters Rodrigues, Gabriela Hammes e Diandra Weber, depois  a confirmação dos colegas e professora.
O objetivo desta feira é mostrar um pouco do que sabiam e também do que aprenderam durante o decorrer do ano em sala de aula.
Essa feira foi realizada em sala,  e foi uma aula diferente e divertida onde os alunos aprenderam muito uns com os outros.
Os alunos acharam  a atividade muito legal, criativa e acima de tudo divertida. Confira algumas das atividades:

Bianca, Carolina, Gabriela J e Morgana:
Maquete sobre energia solar e eólica. Ecossistema, captação de água da chuva

Adilson, Bruno, Emerson e Junior:
A cidade ideal

Resgatando a história familiar como forma de valorização das memórias e recordações:

Em um evento emocionante, aconteceu a culminância do projeto de História da professora Teresinha com o sexto ano tarde:
 por Karol Strasburguer
e
Morgana   Janke
(Repórteres do Blog)
,    
‘’ Ser sábio é valorizar a existência...’’

No decorrer do ano os alunos do 6° ano tarde junto com a professora Teresinha Maria Lippert Schwanke na disciplina de história precisaram fazer um álbum de vida desde os tataravós até a história pessoal .
Então na noite desta terça-feira, 06/12, os pais e avós dos alunos se reuniram no Salão Paroquial Evangélico para a apresentação do trabalho que segundo os alunos não foi fácil, para os pais exigiu muita dedicação, esforço e vontade que conforme a professora, tinha um prazo.
A professora muito emocionada e feliz com o objetivo alcançado, agradeceu a presença de todos, a secretaria da educação e a direção da escola pelo acompanhamento e apoio no trabalho. A diretora Liziane também agradeceu a presença dos pais num momento tão especial para os alunos.
A Dra Rosa Maria Nery esteve presente pois no álbum de vida os alunos constaram que quem ajudou a mãe no parto foi a mesma. Em sua fala muito emocionada e feliz por terem lembrado dela , disse que até hoje brinca com as mães que o dedo minguinho de cada criança é seu. Os alunos entregaram um quadro com mensagens, uma flor e ainda deixaram um agradecimento:
‘’ Reconhecemos o bem que você nos fez e somos eternamente gratos...  Obrigado!’’
Segundo a professora Teresinha, o álbum de vida não é apenas um trabalho que realizado este ano será apagado de nossas memórias, ele é um tesouro que deve ser guardado com muito carinho. Cada fato que ocorrer deve ser registrado, dando a oportunidade de nossos filhos,netos e até mesmo bisnetos que poderão conhecer suas raízes .

Algumas frases mencionadas pela professora Teresinha:
·         Filho é uma jóia que Deus entregou em nossas mãos e recomenda cuidados.
·         Somos filhos e netos para sempre.
·         Netos são anjos para alegrar a vida dos avós.

Uma frase lida pela aluna Ana Julia Peters Rodrigues:
“A história não vai atrás da gente, a gente vai atrás da história.






















sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A pedido da sexta-serie:

por Gabriel Pasinatto 
repórter do Blog

Quem leu a postagem sobre o Grenal do segundo ano e pensou que foi a primeira vez que estes rivais se confrontam em grande estilo e no maior respeito nesta quadra, se enganou. A sexta série promove Grenal toda a semana!!!





Lingua Portuguesa...Um trabalho que deu muiiiiiiito trabalho! Mas valeu a pena!!!

por Karol Strasburger
repórter do blog
Junto com a professora Carla de  Português, os alunos do 6° ano e 6ª Série da tarde estão fazendo um trabalho sobre as classes gramaticais.
É uma apostila que poderão usar na prova. Mas não podem tirar xérox, imprimir ou recortar de um livro velho. Tem que ser feito a mão.
Os alunos do 6° ano precisam  fazer até a 5ª classe (pronome) e no próximo ano fazem da 6ª até a 10ª classe. Já os alunos da 6ª série, que em 2010 não foi necessário começar, este ano precisam fazer da 1ª até a 10ª classe gramatical.
Ambas turmas poderão usar a apostila no ano seguinte:



Conforme a professora da disciplina todo este conteúdo já foi trabalhado, mas os alunos tiveram que retomar e reconstruir este conhecimento de forma independente  utilizando -o  na prática.


Karol... um recadinho pra você:
As coisas que a gente faz bem feito, com carinho e dedicação, por mais que um dia deixem de existir jamais serão esquecidas, porque deixam sua marca.


Sétima série: Projeto das aulas de espanhol

Culminou hoje o Projeto da sétima série tarde  nas aulas de espanhol, com a professora Julcilene. O projeto tinha como objetivo conscientizar os alunos para produzirem menos lixo e estimular a reciclagem através  da confecção de brinquedos com materiais reciclados
A turma produziu os brinquedos  e hoje doou os brinquedos para os alunos da Educação Infantil:



Uma criatividade que esta fazendo sucesso nos recreios da manhã:

Enigma proposto nesta manhã pela professora Márcia aos seus alunos do quinto ano::

 Um homem tem uma galinha, uma raposa e um pé- de- couve. Este homem precisa atravessar um rio e só pode levar um de cada vez. Não pode deixar na mesma margem a raposa com a galinha porque a raposa vai comer a galinha e não pode deixar a galinha com a couve porque porque a galinha comerá a couve.

Como resolver?

Tente você...

Difícil né?:

Parabéns as alunas Daniele, Joice e Tauana que encontraram a solução:
Solução: Leva a galinha, volta  e busca a raposa.
Leva a raposa, deixa lá e traz a galinha de volta. Deixa a galinha e leva a couve.
Depois volta buscar a galinha.


Decorações de Natal deixam nossa Escola ainda mais linda...

Celebrando o aniversário de 15 anos na sala de aula:INESQUECÍVEL!

Os alunos Indianara e Gabriel formandos 2011 estão completando 15 anos, resolveram então comemorar com a turma, colegas com quem dividiram tantas aprendizagens, tantos momentos únicos...Terão mais este inesquecível: Celebrar esta data tão mágica em sala de aula:
















Indianara... 
Completar 15 anos, chegar ao limiar da juventude, transformar-se em adolescente,

deixar para trás a infância ainda tão próxima e preparar-se para novas responsabilidades, novas descobertas, novas emoções.

Este dia do seu aniversário, é mais um na sua existência o qual fará você perceber o quanto já viveu e aprendeu e o quanto ainda falta aprender, durante todo o tempo que resta da sua vida terrena.

Ame verdadeiramente a si mesma, valorizando-se em todos os sentidos, tente fortalecer sua mente através de boas leituras, boas amizades, navegando em águas tranqüilas e se fortalecendo para enfrentar as águas turbulentas, sem se deixar ferir.

Olha menina-mulher! Reserve momentos para ficar consigo mesma, para o seu crescimento e fortalecimento interno. Isto é muito bom! Fortalece a nossa individualidade e auto-estima para enfrentarmos os altos e baixos da vida e nos mantermos em equilíbrio.

Guie seu caminho em direção a uma paz interna, só assim você estará fortalecida contra toda a violência externa. Se você estiver bem consigo mesma, nada de ruim externamente a atingirá. Sendo perseverante, observadora e perspicaz, conseguirá perceber, de forma sensata, tudo aquilo que á levará a encontrar melhores soluções para os problemas da vida , e que a cada dia do seu aniversário você consiga lembrar as boas experiências que passou, preservando-as sempre, e apagar as ruins e se sentir plenamente feliz.

ISSO É POSSÍVEL E VALE A PENA!


Professor Joel conta para leitores do Blog um pouco sobre sua viagem à São Paulo no último fim de semana:

O professor  Joel soube que iria ver a Fórmula 1 em Interlagos  em outubro , estava jogando futsal em uma segunda-feira quando seu irmão Jaime que iria fazer esta viagem, decidiu não ir mais e o convidou para ir em seu lugar.
 Não teve dúvidas! Decidiu  na hora que iria, afinal oportunidades não se perdem!
A viagem foi de graça, sem gusto de deslocamento, hospedagem e ingressos. Seus irmãos ganharam, pois fizeram o consórcio de um caminhão e a empresa dava esta viagem pra ver a fórmula 1 de brinde!
O único gasto do professor foi com a alimentação.
Para que tenham uma idéia, conforme o professor Joel, uma latinha de refrigerante lá no aeroporto Salgado filho, custa R$6,00.
Confere mais alguns preços...
Uma porção de arroz, bife, batata frita para duas pessoas: R$52,00
Bufet livre: R$ 42,00
Hot dog: R$7,00
Hamburguer: R$10,00
Souvenirs ou lembrancinhas:
Boné: de R$100 a R$180,00
Camiseta: R$150,00
Chaveiro:R$50,00
Jaquetas: R$ de R$300,00 a R$ 800,00

Diárias no hotel: R$400,00

Outras curiosidades:

  • Para abrir a porta do quarto do hotel nada de chaves...usava cartões!
  • No local onde ele ficou dentro do autódromo tinha mais de 5.000 pessoas, maioria homens. Os banheiros durante todo o dia estiveram em perfeitas condições...
*Quer saber mais sobre Fórmula1 visite o site: http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_1
Ficou curioso? Quer saber mais desta viagem? Escreva sua pergunta em comentários , logo abaixo das fotos que o professor Joel responde:




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

As duas turmas de segundo ano tarde vivem emoções de um GRENAL nesta tarde:
























As regras do jogo foram estabelecidas juntamente com os alunos:

















Confere a nossa EMOÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!





















O árbitro da partida foi o professor Joel e as goleiras foram as professoras Alessandra e Kátia.
A atividade objetiva incentivar a prática esportiva de forma saudável, bem como valorizar o respeito entre times adversários
(professora Alessandra)


Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: