Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Surpresa para professora Elisete:

Hoje é aniversário da professora Elisete e seus alunos do quinto ano lhe prepararam uma festinha surpresa. Com certeza será um dia inesquecível, pois o carinho com que prepararam tudo foi emocionante!
Parabéns professora Elisete, toda felicidade do mundo hoje e sempre!
São os desejos da familia Rotermund!

Momentos de leitura diferenciados:

As professoras Alessandra e Samara, do terceiro e primeiro ano tarde, estão realizando uma atividade de leitura colaborativa. Quinzenalmente  as turmas se confraternizam em um momento de leitura no pátio. Até o momento os alunos do terceiro ano fazem a leitura de livros escolhidos por eles ou pedidos pelos coleguinhas do primeiro ano. É uma atividade muito interessante e todos estão aguardando ansiosamente, pois falta muito pouco para que todos do primeiro ano estejam lendo para os colegas do terceiro ano:
Gostei da atividade porque eu posso
incentivar as crianças a ler e a
escrever.(Vitória)







Gostei da atividade porque eu ja havia lido
e hoje li de novo e entendi muito mais
e consegui aprender mais ainda. E
tomara que o Gabriel também aprendeu.
(Igor)







Aprendi que as crianças precisam
 de ajuda para aprender.
(Isadora)




Gostei da atividade porque nós damos incentivo
para eles aprender a ler.
(Gabriel B.)



Eu gostei porque eu aprendi coisas e eles também
aprenderam e eu gosto do livro. A leitura é
muito importante.
(Amanda)



Eu gostei de ler para o 1° ano porque nós
devemos incentivar a leitura deles.
(Arthur)








Sétimo ano tarde: Aulas de história que jamais serão esquecidas!

Os alunos do sétimo ano tarde estão trabalhando em história as Revoltas do Período Regencial. O conteúdo foi desenvolvido pela professora Teresinha de forma diferenciada: Os alunos formaram grupos e cada uma ficou responsável por uma das Revoltas, Balaiada, Cabanagem, Sabinada e Farroupilha. Cada grupo deveria pesquisar e ensinar o conteúdo em forma de teatro. O resultado foi muito bom! Todos se empenharam ao máximo e o conteúdo foi muito bem assimilado. Além de transformar a aula em mais que um momento de aprendizagem, também um momento de alegria:




quinta-feira, 28 de junho de 2012

7ª série tarde:Atividades realizadas nas aulas de Espanhol com a professora estagiária

por
Sétima série tarde
A sétima série tarde trabalhou nas últimas semana ,nas aulas de Lingua espanhola o conteúdo alimentação. Inicialmente o vocabulário inicial foi aprendido através jogos, bingo de som, imagem e escrita no idioma alvo e o jogo Stop, com a utilização do dicionário bilíngue. O conhecimento foi sendo aprofundado, e foram estudadas algumas questões gramaticais ( marcadores de frequência e verbo gustar), expressões idiomáticas, horários das comidas. Para  desenvolver a habilidade leitora  foi realizado pesquisa direcionada em diferentes sites sobre hábitos saudáveis na alimentação. Uma das reflexões ou descobertas da pesquisa direcionaram sobre a importância do café da manhã na qualidade de vida. Segundos nossas pesquisas, pessoas que não tomam café da manhã, tem maiores dificuldades de concentração e aprendizado, capacidade de resolver problemas reduzida, mal humor, menor desempenho em atividades físicas,inclusive  segundo o comportamento de quem não toma café da manhã tem influência negativa.
Pensando no resultado dessas pesquisas, a sétima série realizou uma enquete, para conhecer  a porcentagem de alunos na escola que tem o saudável hábito de tomar o café da manhã:
Confira os resultados da enquete (Lembram que vocês todos responderam?), já com os gráficos realizados com o apoio das aulas de matemática com o professor Dalceu:

Após a enquete, os alunos selecionaram de cada turma um aluno que respondeu na enquete não tomar café da manhã nunca:

Estes alunos foram convidados para participar de uma pesquisa diferente: Tomar café da manhã e relatar como se sentiram! Os alunos da sétima série serviram um delicioso e variado café da manhã ( com todos os nutrientes indicados em uma refeição saudável para este horário). Os estudantes investigados tomaram então o café da manhã e neste dia, os alunos da sétima série observaram e foram anotando os resultados da pesquisa:

Algumas das afirmações anotadas:

Senti mais disposição para aprender! Melhorou meu humor! Me sinto mais animado!

Com base ao resultado de nossas pesquisas, avaliando os beneficios de tomar café da manhã e dos problemas ocasionados pela falta dele(e que muitas vezes não percebemos), avaliando também nossa enquete que mostra ser grande o numero de crianças que vem pra escola sem a refeição mais importante do dia, a sétima série achou importante colaborar de alguma forma com esta mudança de hábito.

Foram formados grupos e cada um teria que desenvolver uma campanha educativa para promover o café da manhã. 
Poderiam escolher o tipo de mídia:
Confira os trabalhos:
Grupo1. Campanha publicitária para divulgar em redes sociais. Relaciona a falta do café da manhã à preguiça e a obesidade:

Grupo2: Campanha Educativa para redes sociais. Relaciona  a falta de café da manhã à  dificuldade para concentração e resolução de problemas simples:

Grupo 3: Spot publicitário. Relaciona  o café da manhã com o desempenho nas atividades fisicas:



Grupo 4: Criou um perfil em uma rede social:



segunda-feira, 25 de junho de 2012

Quem lembra do show de talentos da escola em 2006? ? Lembram desta apresentação de dança?

Do Show de talentos na escola...
Para o mundo:
Ana Carolina Hammes de Amorim

Lucas Both Schapanski  e Ana Carolina Hammes de Amorim

Parabenizamos mais esta conquista do GEMP, Escola e Companhia de danças , que tanto tem nos emocionado, representando nosso Município, estado e pais pelo mundo afora com seus belíssimos espetáculos. Desta vez indo representar o Brasil na  Turquia,  participando no 3º Internacional Festival Büyükçekmece Culture & Art Festival e do 7º International Kücükcekmece Municipality Lake Festival.
 Ao Leandro, fundador e professor, a toda equipe e bailarinos, em especial a nossos alunos Lucas e Carol todo nosso carinho e desejo de uma Boa viagem e Muito Sucesso!

sexta-feira, 22 de junho de 2012

II FECEC:

Parabenizamos a todos os alunos que participaram do II FECEC, em especial aos alunos de nossa escola pelas belíssimas apresentações, com as quais ficaram classificados entre os cinco finalistas :

Na categoria Mirim:
2° Lugar: Isadora Três Cruz, interpretando a música  "Ai que dó"
de Thaeme e Thiago
















Na categoria Infantil:

5º Lugar: Julia Casagrande, interpretando a música "Voa", Paula Fernandes


















4º Lugar: Luciana Oliveira Cabreira, interpretando a música "Como nossos pais"



















Cabe mencionar que a música interpretada pela aluna Luciana,  quase desconhecida para a maioria dos jovens e com uma letra nem sempre entendida por muitos é uma música marcante na história da Música Popular Brasileira de qualidade . Alguns detalhes históricos, interessantes sobre a música:
Compositor: Belchior/álbum 1976
intérprete: Elis Regina
Música: Como nossos pais
"Viver é melhor que sonhar..."
A discussão sempre presente na relação entre pais e filhos é a alma dessa canção. Quando somos jovens sempre achamos que nossos pais estão errados, que a educação que recebemos poderia ter sido melhor, porém quando crescemos e temos filhos repetimos o mesmo que nossos pais faziam conosco. É isso que Belchior quer mostrar na letra dessa bela música. 
Os versos “ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais” deixam tudo bem claro. Nós até mudamos, mas ainda vivemos do mesmo modo como os nossos pais viviam.
Alem de tudo isso, Belchior também quer mostrar que o mundo pouco mudou. Por mais que as tentativas de mudanças fossem aplicadas, o modo como vemos o mundo é o mesmo.
A opinião do professor Eliude A. Santos sobre a canção coloca uma análise ainda mais clara sobre a importância de sua letra. Segundo o professor, “Como os nossos pais é um hino à juventude que amadurece percebendo que o mundo é uma constante, porque é feito de homens que se acomodam e de outros que lutam por mudança”.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Atenção grupos: Gincana Manhã e Tarde!

por 
profª Marlei
Até sexta-feira 22/06 entregar o nome da equipe com seu respectivo líder.

Grupo 1 manhã e tarde: Terça-feira dia 26/06 Hora Cívica: Preparem-se!

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atividades do 6° Ano Tarde:

por
profª Carla
Os alunos do 6° ano tarde realizaram um estudo sobre fábulas. Leituras, interpretações, características do gênero, provérbios, entre outros. Após discutirmos o significado de vários provérbios, foi proposto que elaborassem em duplas uma fábula cuja moral fosse  expressa através de um dos provérbios estudados. Parabéns pela criatividade e desempenho. As fábulas produzidas, em sua maioria, me encantaram. Por isso, socializo uma delas com vocês!

O gato e o rato

autoras: Eduarda e Maitê

   Numa noite estrelada um gato dormia em sua cama aconchegante em sua mansão. Quando acordou viu que seus pais tinham lhe comprado um presente, pois era seu aniversário.
   - PARABÉNS PRA VOCÊ... - Cantaram seus irmãos - Parabéns Luiz, muitas felicidades - Disseram seus pais entrando com o presente.
   - Um boneco: Titanic 2000?! – Disse Luiz com um aspecto aborrecido.
   - É. Você gostou? Nós pagamos muito caro por ele! – Disseram seus pais, já meios desapontados.
   -É claro que eu não gostei. Eu queria um boneco Titanic 5000! –Disse ele muito aborrecido.
   À tarde na sua festa Luiz brigou com quase todos os seus amigos.
   Naquela mesma tarde o rato Fredy comemorava também o seu aniversário, numa pequena festa com seus amigos. Quando a festa do gato Luiz terminou ele resolveu dar uma volta no jardim de sua casa, e encontrou uma festa de ratos.
   - Vão embora seus ratos nojentos, saiam do meu jardim já! – Disse Luiz muito bravo, mas os ratos nem deram bola.
   - Ok! A gente sai, mas pelo menos a gente sai feliz. – Criticaram os ratos.
   Mais tarde Luiz pediu a sua mãe para que comprasse a felicidade dos ratos, e sua mãe disse:
   - Luiz é impossível comprar a felicidade de alguém!
   - Mas mamãe, eu queria muito ter a mesma felicidade dos ratos.
    - Luiz está na hora de dormir. – Disse sua mãe, já estressada com a conversa.
    No outro dia de manhã, Luiz foi procurar o rato.
    - Olá ratinho, como está sua felicidade?
    - Olá gato, minha felicidade está ótima para sua informação, mas porque a pergunta?
    - Porque quero ela e é por isso que vou te comer.
    Nesse mesmo momento o rato saiu correndo, e o gato depressa foi atrás dele, fazendo assim com que muita bagunça acontecesse. Quando sua mãe viu a bagunça ficou boquiaberta.
    - Luiz o que é isso? – perguntou a mãe furiosa.
    - Mas mamãe, não fui eu que fiz isso, quem fez isso foi o rato. – disse Luiz mentindo.
    - Pára de mentiras, Luiz, eu vi muito bem que foi você, e um rato nunca seria capaz de fazer toda essa bagunça!
    Nesse mesmo momento o rato desapareceu, Luiz ficou de castigo, ficou sem o presente e percebeu que a felicidade é uma coisa que não pode ser comprada, e sim conquistada.

MORAL:  “Quem tudo quer, nada tem.”


sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nossa Festa Junina!

Aconteceu nesta sexta-feira , das 14:00 às 20:00 horas a Tradicional Festa Junina da Escola Rotermund. Não faltaram os deliciosos quitutes preparados com muita dedicação; apresentação de casamento caipira pelos alunos da 8ª série, animada quadrilha com participação de alunos de todas as turmas coordenados em conjunto por todas as professoras. 
A todos que prestigiaram e colaboraram em mais esta realização, nosso sincero agradecimento!
Confira quem esteve prestigiando o evento:


quinta-feira, 14 de junho de 2012

Nossos alunos se classificaram para a etapa final do II FECEC:


Aconteceu nesta quinta-feira mais uma etapa do II FECEC no Salão paroquial Católico. Foi uma tarde repleta de emoções em que acompanhamos o talento musical de crianças e jovens de todas as escolas municipais e estaduais. 
Para nossa alegria, vários de nossos alunos se classificaram para a última etapa, que ocorrerá na próxima sexta-feira 22/06. Confira as músicas que serão apresentadas por nossos alunos:
Na categoria Mirim, Amanda e Laisa cantam "Era uma vez" de Sandy e Junior e Isadora canta "Ai que dó" de Thaeme e Thiago.
Na categoria Infantil, Julia canta  Voa  de Paula Fernandez  e Luciana "Como nossos pais" de Elis Regina.
A todos eles desejamos muita sorte!!!

Eliminatória de Xadrez para o JERGS

por Karol Strasburguer
Nesta Quinta-feira ocorreu a eliminatória municipal de xadres dos JERGS, na Escola Ponche Verde.
Da nossa escola os alunos que participaram foram a Bruna do 6° ano, Ana Julia, Bianca e Morgana do 7° ano e o aluno Odivam da 7ª série, que se classificou para a 2ª fase que acontecerá em Três Passos em data a ser definida.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Semana da nossa Festa Junina

Nesta próxima sexta-feira acontece nossa Festa Junina, estamos todos envolvidos nos preparativos. Participe você também!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trabalhando pela conscientização:

por Adrieli Storck

A 8ª série realizou um trabalho na Disciplina de Educação artística, com a professora Sandra Huppes, sobre conscientização ambiental. Onde foram  realizados cartazes com o intuito de despertar a sociedade sobre os problemas ambientais que estão acontecendo no mundo inteiro.
Esses cartazes possuem frases de alguns artistas reconhecidos por se engajarem na preservação do Meio Ambiente. Com isso foi proposto fazer uma Campanha de Preservação Ambiental:

terça-feira, 5 de junho de 2012

A professora Samara mais uma vez traz uma hora do conto especial: Como dizem os alunos dela: Hoje tinha até mágica!
Trabalhando com os pequenos o Projeto Alimentação saudável, a professora Samara apresentou para seus alunos do primeiro ano o polvo Polvinho,  que só comia porcaria. Os alunos se surpreenderam com  as consequências da má alimentação! Confira você também nas imagens:
















De tanto comer porcarias...
Polvinho foi se  sentindo mal!


















Mural da semana:


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tem inicio nesta segunda-feira programação especial em nossa escola em comemoração à Semana do Meio Ambiente

Aconteceu no dia de hoje em nossa escola  a abertura da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente. Em um trabalho interdisciplinar os professores de  área das séries finais programaram uma série de atividades, sendo hoje uma palestra com representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sr. Evair Feil. 
Entre os temas tratados, estão Poluição do ar, da água, do solo, com lixo e resíduos (fezes, urina, esgoto). O que podemos fazer (fossas sépticas, separação do lixo). Contaminação ambiental por agrotóxicos, desinfetantes, fertilizantes, aditivos químicos e outros.

 Também teve inicio  a  Gincana do Meio Ambiente.
Confira o Regulamento da Gincana e os grupos formados nos turnos manhã e tarde:



domingo, 3 de junho de 2012

Compartindo curiosidades...

Nada mais saboroso que colher produtos fresquinhos da horta de casa. Sem aditivos químicos, somente com adubo orgânico. Em uma época em que a criançada só come doces comprados, e estes tradicionais doces da época dos avós vão sendo esquecidos, a aluna Karol, da sétima série tarde, vem compartir conosco, a deliciosa sobremesa que teve em sua casa neste domingo: Um saboroso doce de abóbora! Além de despertar em nós a vontade de comer um doce natural, Karol comparte conosco que está é a maior abóbora colhida na horta da  sua casa.
A maior abóbora produzida na horta da dona Inês:
Só adubo orgânico!


Karol...Assim não vale! Só a foto. Queremos saborear este doce de abobora!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Hora do Conto: para corajosos...

Esta acontecendo nas últimas duas semanas, nos recreios de sexta-feira na biblioteca, a Hora do conto:Só para corajosos. Sabemos que o suspense é um gênero que atrai adolescentes. Pensando em quem curte este gênero que dá um certo medo...A biblioteca esta promovendo uma hora do conto prá lá de concorrida!
Com um cartaz bem chamativo e que provoca a curiosidade, convida os interessados para ouvir as histórias.Assim que toca o sinal para o recreio,a biblioteca fica pequena... 
Tem gente curiosa...Que ainda não conseguiu chegar a tempo. Mas tranquilos, a atividade vai continuar!
O escuro é só um detalhe...assustadoras são as histórias!


Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: