Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O uso do skate nas aulas de Educação Física:


A professora de Educação Fisica Simone tem usado o Skate nas aulas das séries iniciais, conforme ela o brinquedo  proporciona  não só aulas dinâmicas e divertidas mas também diversos benefícios:
(...)" trabalha regra de conduta, comportamento, respeito, fortalecimento muscular, o equilíbrio, além de proporcionar  desafio para os estudantes.Melhora a auto-estima , a capacidade de se concentrar, o equilíbrio, as destrezas corporais e mentais"(...)


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Noticia dos JERGs:

Parabéns Amanda pelo primeiro lugar nos 75 m , conquistado na etapa regional do JERGS  em Ijuí. Este brilhante resultado garante  sua classificação para a Etapa finar de atletismo nos JERGs! Estamos torcendo por você!
foto do arquivo

Reformulação do Projeto Politico Pedagógico:


por Marlei Lunardi
Coordenadora Pedagógica

Estamos reformulando o Projeto Político Pedagógico da nossa escola (PPP) documento que direciona as ações educativas da escola.

Sendo uma construção coletiva, requeremos a participação dos professores, alunos, funcionários, e pais para essa reformulação, na identificação dos pontos fortes e os que devem ser melhorados na escola, para que juntos possamos assegurar uma educação pública de qualidade para a rede municipal.




Aulas de Ensino Religioso

A professora Lurdinha realizou atividade diferenciada na sétima série manhã. Uma dinâmica  que, segundo o aluno Patrick, tinha como objetivo promover a reflexão sobre o compartilhar:


terça-feira, 28 de agosto de 2012

Menção Honrosa na Olimpíada da Matemática:

Foram entregues hoje os certificados aos alunos que se destacaram na Olimpíada da Matemática do ano passado. Parabéns!
Higor, Odivan e o pofº Dalceu

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Karol foi a campeã do Campeonato de Moinho!

Parabéns à Karol que venceu o 1º Campeonato de Moinho realizado nos recreios do turno tarde. Merecem destaque também os alunos  da sétima série que organizaram o evento desde a divulgação, o controle de cada etapa do campeonato, e até conseguindo patrocinadores. Responsáveis e organizados. Verdadeiros lideres!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

História: aulas inesquecíveis

Vocês já conhecem o projeto realizado nas aulas de história, com as turmas do sexto ano manhã e tarde?
A professora Terezinha constrói com os alunos um álbum de vida. Para entender a história, os alunos começam pesquisando e conhecendo a própria história. Para quem tem percebido nos inícios de aula ou recreio em que estas turmas tem que entregar novas tarefas da composição do álbum, é sempre um agito. Se percebe no olhar, na alegria que todos estão realizados e muito motivados neste trabalho. Conforme eles mesmo comentam, as famílias estão se integrando mais, se visitando para fazer as pesquisas e isso tem sido muito legal. 
Sem dúvida esta é umas das atividades da escola que jamais se esquece! Mas confere abaixo, nos depoimentos de alunos sobre este trabalho, assim como algumas imagens destes momentos:

Para ampliar ainda mais clique na imagem!














terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conhecendo um dos maiores pensadores da educação no Brasil!

Nesta terça feira tivemos um grande alegria. Vocês sabem que a emoção de conhecer um escritor que admiramos é inexplicável. Pois bem, na noite desta terça-feira a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou transporte gratuito para os professores irem à Palestra do escritor Rubem Alves, em Santa Rosa. Como responsável da biblioteca da nossa escola também fui. Queria ouvir tudo o que ele falasse para compartir com vocês queridos leitores deste blog. Aproveitei também para levar alguns livros dele, que temos em nossa biblioteca...sonhava em conseguir um autografo.
Quando  chegamos no local da palestra, os bancos confortáveis já estavam lotados...sentamos então bem na frente, quase em baixo do palco. Foi quando a diretora percebeu que o escritor Rubem Alves já estava por lá...Tentamos chegar perto, fotografar... Levantei e mostrei para ele um dos livros que eu levei:

Disse:Por favor...autografa para os alunos da biblioteca  da escola Rotermund!
A secretária dele disse: Ele está com problema na mão, não pode autografar.
Eu respondi: Por favor, então pelo menos encosta no livro pra mim fotografar!!! Foi quando ele se aproximou e me deu um abraço!!!
A secretária então colocou em nosso livro o carimbo da assinatura dele e tiramos uma foto:


A emoção foi tanta que não tinha como fazer pose! Eu estava quase chorando...



O escritor professor Rubem Alves nasceu em Boa Esperança, Minas Gerais, em 1933(Está com 79 anos!). Escreve crônicas e artigos e é autor de vários livros, lembrando apenas alguns dos que temos na nossa biblioteca: A alegria de ensinar, E ai?(Carta aos adolescentes e a seus pais, Como nasceu a alegria, O medo da sementinha, A menina e o pássaro encantado e muitos outros.
Para que vocês queridos leitores do nosso blog possam imaginar o quanto significa este autor para a educação, podemos dizer que ele é um dois maiores pensadores da educação no Brasil! 
Seus livros, crônicas e artigos desafiam as mentes de quem se dedica a educação.Uma das ideas dele é que o aluno só lembrará do que aprender quando o que for ensinado é significativo e faz sentido.Professores ficam desafiados a querer  que suas aulas sejam mais interessantes e atrativas!!!

Gostaria que vocês queridos alunos leitores do Blog da Escola Rotermund refletissem e comentassem sobre algumas ideias do escritor Rubem Alves:
:
Os adultos vivem querendo ensinar  crianças e jovens a ter o o hábito de ler. Hábito a gente tem que ter é de escovar os dentes, tomar banho...Ler a gente tem que fazer por prazer, por amor! 
********************************************************************************************************
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas...
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.


E  atenção:
Um convite para todos vocês:

No recreio desta sexta-feira 24/8, vocês estão convidados para  ouvirem a estória do Rubem Alves" Como nasceu a alegria"
  Espero vocês na Biblioteca!!!




Primeiro ano tarde realiza pesquisa de campo:

Os alunos do primeiro tarde, da professora Samara  após conhecerem a história "O sanduíche da dona Maricota" resolveram realizar uma pesquisa de campo sobre o consumo do sanduíche.
Lembrando a vocês leitores do nosso blog, que os alunos do primeiro ano tem  6anos! E toda a turminha já está alfabetizada!!!!
Durante a pesquisa feita em pequenos grupos, eles leram as perguntas para cada entrevistado individualmente e fizeram as anotações. Concluída a pesquisa de campo, os alunos irão analisar as informações coletadas. Aguardem mais informações sobre a conclusão da atividade!





Formulário utilizada para
a entrevista

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Campeonato de Moinho


por Karol e Eduarda
7ª série

Começou hoje o campeonato de moinho das séries finais da tarde.
Com o objetivo de integrar os  alunos e estimular a capacidade mental
Todos estão entusismados pois é uma atividade diferente que está acontecendo na escola.
O vencedor ganhará um premio surpresa!

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A nova mania do recreio: Bate-bate!

Nos últimos dias uma nova e barulhenta brincadeira vem chamando atenção nos recreios. E a mania é geral, todas as idades e nos dois turnos, meninos, meninas...


Flagramos inclusive  a diretora  com a galera querendo aprender:

Mas o que você sabe desta brincadeira?



O bate-bate também conhecido como bate-beg é  um tradicional brinquedo que  fez sucesso nas décadas de 70 e 80 e que  neste ano voltou com tudo em vários lugares do pais. Tudo indica que a moda veio da Bahia, por causa de uma música da banda "Leva Nóiz", chamada "Bolimbolacho", que é como o brinquedo é conhecido por lá.

História do brinquedo:

Feito de um cordão de náilon e duas bolinhas de plástico-duro enlaçadas em um anel, seu objetivo é fazer as bolinhas girarem 180 graus (cada uma para seu lado) e se chocarem uma na outra (o que faz bastante barulho) e tentar fazer com que essa acrobacia se repita continua e rapidamente, e o maior numero de vezes possível.Os participantes também podem incrementar o grau de dificuldade, e realizar o Bat-beg entre algumas manobras, subindo e descendo, ou movendo-se sem fazer o brinquedo parar. Alguns são feitos de plastico simples, mas os originais são feitos com um materiais mas fortes por isso muitas crianças e até adultos se machucam.
O brinquedo havia sido proibido de ser vendido no final da década de 80, por ser muito perigoso. (fato que o fez ficar conhecido como quebra-dedo). Mas ele ficou em voga novamente em 2012, por conta de uma música da banda baiana Leva Nóiz.Porém, diferentemente de antes, as bolinhas agora são de plástico, e não mais de ferro ou cerâmica, como antigamente, o que deixou o brinquedo menos perigoso. Além disso, agora eles são vendidos com pulseira de proteção para o pulso.[



Veja se o seu brinquedo é certificado pelo INMETRO que é o orgão que fiscaliza todos os brinquedos e dá um selo de certificação. Na hora de comprar o bate-bate, veja se ele tem esse selo. Isso significa que o brinquedo passou por uma inspeção e foi aprovado para a venda.
Fonte: 
G1.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Confira o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de nossa Escola:

O Ministério da Educação divulgou nesta última quarta-feira 15/08 os resultados e metas  do IDEB 2011. Confiram abaixo o desempenho da nossa escola! Para quem quiser saber mais acesse: http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam?cid=230175
 Séries Iniciais:
Séries Finais:


sábado, 11 de agosto de 2012

Foi um sucesso a 3ª Feira Municipal do livro que aconteceu de 09 a 11 de agosto:





Um momento muito aguardado por todos, especialmente por alunos de sétima e oitava série, foi o encontro com o escritor Jorge Luis Martins autor do livro Meu nome é Jorge. O livro foi trabalhado com os alunos nas aulas de português e conforme os comentários dos alunos:ótimo! A palestra do autor superou ainda mais, foi emocionante! 



Esta foto e este autógrafo é exclusivo para vocês leitores do nosso blog!
Também tiveram um momento especial os alunos das séries iniciais no encontro com a escritora Márcia Funke Dieter autora dos livros O sonho de Angelina e  de De onde surgem as ideias, trabalhados em sala de aula:



Esta pose também é dedicada com carinho a nosso pedido aos leitores da Biblioteca Rotermund!

Os leitores que estiveram prestigiando a 3ª Feira Municipal do livro também puderam conferir diversas outras programações, como obras de teatro, exposições de imagens do Município, cantinho da alfabetização e muitos outros:



Imagens de Crissiumal é um trabalho que está sendo realizado pela professora Teresinha  nas aulas de
Geografia, com os alunos do sétimo ano das escolas Rotermund e Madre Paulina

Hora do Conto:

Como vocês sabem nossa Biblioteca ficou encarregada da Hora do Conto nesta 3ª Feira Municipal do Livro. Uma honra e uma grande responsabilidade. Afinal criar algo novo, diferente, algo jamais feito demanda muito tempo e dedicação!
Foram muitos livros lidos até  a escolha: A Bolsa Amarela da Ligya Bojunga. Após a escolha foram dias imaginando uma forma diferente de fazer este momento. Afinal vocês alunos merecem o Melhor e nós servidores públicos nos dedicamos ao máximo para fazer nosso trabalho digno da admiração de vocês!!!
Depois de muito pensar... Veio a ideia! Fazer a Hora do Conto dentro da Bolsa Amarela, em que vocês pudessem entrar e ir conhecendo os personagens vendo-os dentro da Bolsa. E a contação da história ser feita  com um mini teatro de sombras:

 A Bolsa Amarela é um livro Infanto-Juvenil publicado em 1976. Confira no arquivo abaixo   algumas interpretações  sobre os personagens e a história, pesquisa esta feita com o objetivo de complementar o conhecimento sobre esta importante obra da Literatura Infanto-juvenil, mas que tem significados  e interpretações muito profundas para todas as idades. Estas informações estavam disponíveis na saída da 'Bolsa":


Para quem perdeu a hora do conto ou ficou curioso para conhecer a história completa publico aqui a versão
do livro em pdf. Você pode baixar em seu computador ou ler aqui:

Lygia bojunga nunes a bolsa amarela from Iara

No sábado 11/08  dia do encerramento da Feira e Dia do Estudante, os alunos comemoraram a data com uma teatro, espetáculo de danças a cargo  do GEMP  e show musical com A Gurizada.
Aos organizadores do evento nosso agradecimento por trazer diversidade de opções para nosso lazer e crescimento cultura!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: