Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Visita diferente na escola








Hoje pela parte da manhã, uma lagartixa visitou a escola, segundo os alunos do 1º ano "um mini jacaré". O animal foi a diversão dos alunos durante o lanche.

Falando em lanche, você sabe o que uma lagartixa come?
A lagartixa é insetívora, ou seja, alimenta-se de insetos, como baratas, besouros, formigas e mosquitos. Entretanto, algumas espécies também comem carne. É o caso, por exemplo, da lagartixa-leopardo que ingere pequenos roedores.
Ao contrário do que muita gente pensa, o réptil não é perigoso. E justamente por causa dos hábitos alimentares ajuda a combater o aumento de vetores (animais que podem transmitir doenças ao homem). Por isso, ninguém deve matá-lo.
Durante o dia, a lagartixa encontrada na cidade (Hemidactylus mabouia) se mantém escondida em frestas e buracos nas paredes, onde também deposita os ovinhos. A busca por comida começa ao entardecer. Ataca insetos que se movem na sua frente. Assim, fica perto de locais com luz nos quais se concentram mais bichinhos, que estão lá para acasalar.
Anda por qualquer lugar para capturá-los, até mesmo pelo teto. Como é possível? Em suas patas existem milhões de microcerdas (pelinhos duros e ásperos) que exercem força de atração na superfície; desse modo, fica grudada e não cai. Mas nem todas têm a habilidade. A lagartixa-leopardo anda mais pelo chão por possuir menos cerdas.
TIPO DE LAGARTO - A lagartixa pertence ao grupo dos lagartos. Existem centenas de espécies, encontradas em regiões quentes da América, África, Ásia e Europa. Prefere esses locais porque, como todos os répteis, a temperatura de seu corpo regula-se de acordo com a do ambiente.
A pele, em geral, é coberta por escamas finas. Não transpira para não perder a água do organismo. Bota de dois a três ovinhos, que demoram entre 45 e 75 dias para eclodir. Vive, em média, 8 anos.
Estratégia de defesa
Uma das características mais curiosas da lagartixa é que, ao se sentir ameaçada, solta um pedaço da própria cauda, que continua se movimentando, para distrair o predador e poder fugir. O fenômeno recebe o nome de autotomia caudal.
O réptil consegue separar a parte da cauda do corpo ao contrair os músculos nos pontos em que as articulações (áreas nas quais dois ou mais ossos se juntam) são bem frouxas. Nessas regiões, pele, vasos sanguíneos, músculos e nervos se desconectam.
A cauda cresce novamente em cerca de três semanas, mas será menor. Seu interior não terá mais ossos; serão substituídos por cartilagem. Assim, uma nova interrupção acontecerá na parte que ainda existe osso.

#QUIZ#TINA Caminho 1

CAMINHO 1 – LIVRO CRISTINA
1) Qual o meio de comunicação utilizado por Cristina para se comunicar com Tia Olinda?
A)Telefone
B) Carta
C) Internet
D) Rádio
2) Quem era o grande amor da vida de Cristina?
A) Estevão
B) Silvério
C) Wagner
D) Seu Jerônimo
3) Qual foi o principal motivo alegado pelo pai de Cristina não aceitar o relacionamento de Wagner e Cristina?
A) Religião
B) Pobreza
C) Profissão
D) Falta de Amor
4) A qual religião pertence a família Verle?
A) Católica
B) Evangélica
C) Ecumênica
D) Adventista
5) Qual o gênero textual a que pertence a obra “Cristina entre a cruz e a espada”?
A) Novela
B) Conto
C) Crônica
D) Romance
6) Nome e atual cidade na qual reside o autor da obra lida.
A) Jacó Bauren  - Três Passos
B) Jacob Beuren – Padre Gonzales
C) Jacó Beuren – Três Passos
D) Jacó Baurel – Feijão Miúdo
7) Amigo de seu Estevão, o aconselhava quando surgisse alguma dúvida quanto a decisões a serem tomadas.
A) Fredolino
B) Wagner
C) Vigário
D) Padre
8) Nome do(a) filho(a) da protagonista da história.
A) Alzirinha
B) Cristina
C) Haraldo
D) Wagner
9) Nome da celebração realizada na praça central da cidade, que chama a atenção no momento do reencontro de Wagner, Haraldo e Cristina.
A) Ação de Graças
B) Culto de Ação de Graças
C) Missa Ecumênica
D) Culto Ecumênico
10) O que Cristina teve que pagar pó conseguir arrumar seu primeiro emprego?
A) Dízimo
B) Promessa
C) Castigo
D) Promissória
11) Nome do sentimento que significa fé, confiança em conseguir o que se deseja. É o combustível da vida. É o segredo da vitória. É o que nos faz correr atrás da felicidade.
A) Amor
B) Objetivo
C) Confiança
D) Esperança
12) Características físicas de Seu Estevão.
A) Homem alto, Voz Grave
B) Homem mau, de pouca conversação
C) Religioso, Cabelos castanhos
D) Inflexível, homem bom
13) Os anos de solidão e saudade ensinaram Cristina a ser _______________________ e confiar em si, apesar de seus constantes desencontros interiores.
A) Confiante
B) Amorosa
C) Sensível
D) Paciente
14) É uma técnica usada na narrativa literária, cinematográfica ou teatral que registra uma recordação, uma lembrança ou um fato já ocorrido.
A) Foto
B) Álbum
C) Ficção
D) Flashback
15) Qual das obras abaixo relacionadas, não é do autor Jacó Beuren e se encontra na biblioteca da escola Rotermund:
A) Cristina entre a cruz e o sonho
B) Além do medo e do pecado
C) A mais longa das noites
D) Últimas buscas

Vencedores do Caminho 1





quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Dica de Leitura: A GAROTA DA CAPA VERMELHA - Sarah Blakley Cartwright

Sinopse: O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.

sábado, 24 de agosto de 2013

Fotos do Primeiro dia da Feira do Livro

Quarta Feira de Manhã



+ fotos disponíveis em: Fotos 21-08-13 manhã



Quarta Feira de Tarde















+ fotos disponíveis em: Fotos 21-08-13 Tarde




Quarta Feira de Noite
















+ fotos disponíveis em: Fotos 21-08-13 Noite

Reportagens do Primeiro dia de Feira

PALESTRA COM AS ESCRITORAS CRISSIUMALENSES VERA BAGETTI POHL E TEREZINHA MARIA LIPPERT SCHWANKE
Obra Brincando com as Nuvens
Para chamar a atenção dos alunos a se interessar pela leitura e pela oficina realizada as escritoras se vestiram a fantasia, com vestidos até o joelho e peruca colorida, a qual para ser colocada na Teresinha precisou de ajuda dos alunos.
Os alunos estavam muito empolgados e animados. Falaram como a obra começava e contaram a música pirulito que bate-bate.
As autoras lembraram que para brincar com as nuvens precisa-se de tempo bom, de sol.
Mas  afinal as nuvens que brincam com o sol, ou o sol que brinca com as nuvens? Para responder a pergunta passaram um vídeo.
Contaram também que quando crianças, na época do verão caçavam vagalumes à noite com meias, mas claro que depois os soltavam.
A parte que com certeza mais animou os alunos foi a brincadeira com o pano, que fizeram no gramado da feira.
Pularam em cima dele, correram e foram para baixo dele fingindo der ser nuvens.
No final as escritoras contaram que na sua época as famílias eram grandes, facilitando a brincadeira, pois corriam do morro até em baixo utilizando um lençol. Lembraram que é importante conversar com os pais do que brincavam quando crianças, e então se divertir!
Em entrevista para as repórtes do blog Bruna Rehbein e Karol Strasburger disseram que a ideia de escrever livros surgiu a partir do livro Da Criciúma a Crissiumal lançado em 2007, com o objetivo dos alunos do 3º e 4º ano usarem em aula para estudar e saber mais sobre o município e também porque os fatos da cidade não eram atualizados ou registrados.
E como os alunos foram crescendo, elas precisaram escrever mais livros, pois os alunos também pediam, daí vieram novos livros: Nasceu Geléia, Aventuras de Geléia, O passeio do Tatu, Brincando com as nuvens até A Trajetória de Cavanhas.

Também falaram que tem 5 obras em andamento e não 1 como parece. Exemplo, para ser lançado o livro A Trajetória de Cavanhas precisaram comprovar em documentos que as fotos do livro eram delas e da sua família. Assim como todos os outros precisam de direitos autorais do/a ilustrador/a.
(Texto escrito pelas alunas Karol Strasburger e Bruna Rehbein)

FEIRA DO LIVRO 21-08-13
A feira começou com a presença de Douglas sobre os autores que passaram por aqui, nas outras feiras.
Após chamaram as “autoridades” para cantarmos os hinos.
Quem discursou: Vice-prefeito Zorzo, Secretária da Educação Teresinha, Escritora Vera Pohl e Diretora Elizete Hammes.
Abertura da feira às 09:05AM.
Algumas turmas apresentaram (turmas do turno manhã)
Hoje os alunos se interessam pela leitura cada vez mais e a feira é uma maneira de transmitir cada vez mais interesse pelos livros!
Na palestra com Teresinha e Vera sobre o livro “Brincando com as nuvens” as escritoras animaram as crianças com suas fantasias e perucas e na hora de Teresinha colocar a peruca Isabel e Samara as auxiliam. As crianças contam um pouco sobre o livro.
Lá fora Teresinha e Vera proporcionaram às crianças brincadeiras com lençol gigante.
(Texto escrito pela aluna Eduarda Marques)

Parabéns Atletas!!!


Parabéns as meninas do voleibol infantil feminino e aos meninos do handebol masculino pelo excelente resultado nos JERGS fase coordenadoria regional. Certamente a coordenadoria estará muito bem representada por vocês.



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Programação Completa da Feira do Livro

OBJETIVO DA FEIRA
Incentivar a leitura como forma de fortalecer o conhecimento.

DIAS: 21, 22 e 23 de agosto de 2013
LOCAL: Salão Evangélico
HORÁRIO: 8h às 21h
PROMOÇÃO: Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotermund, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21/08/13 – Quarta – feira
Manhã:
8h30 min - Solenidade Oficial de Abertura
9h - Momento cultural e visitação
Hora do conto:
9h30 min – Escola Rotermund (1º, 2º e 3º ano).
9h50 min – Escola Madre Paulina (1º, 2º e 3º ano).
10h10 min – Escola Madre Paulina (Jardim e Pré).
10h30 min – Escola Rotermund (Maternal II, Jardim e Pré).
Encontro com as escritoras Teresinha Maria Lippert Schwanke e Vera Lucia Bagetti Pohl – Obra – Brincando com as Nuvens.
10h – Escola Rotermund (1º, 2º e 3º ano).

Tarde:
13h30min - Abertura para visitação
13h45min - Momento cultural
Encontro com as escritoras Teresinha Maria Lippert Schwanke e Vera Lucia Bagetti Pohl – Obra – Brincando com as Nuvens.
14h – Escola Tenente Antônio João, Escola Cairú, Escola Santos Dumont e Escola Rotermund (1º, 2º e 3ºano).
Hora do conto:
14h – Escola Rotermund (Jardim e Pré).
14h20min – Escola Madre Paulina (Jardim e Pré).
14h40min – Escola Madre Paulina (1º, 2º e 3º ano).
15h – Escola Reichert e Escola Mirian Gonçalves de Souza (Maternal II).
15h30min – Escola Rocha Pombo (1º, 2º e 3º ano).
16h – Escola Ponche Verde (1º, 2º e 3º ano).
16h30min – Escola Rotermund (1º, 2º e 3º ano).

Noite:
19h - Abertura para visitação
Filme – Cristina Entre a Cruz e o Sonho.
20h – Escola Rocha Pombo (1º ano Ensino Médio).

21h - Encerramento do dia

Dia 22/08/13- Quinta – feira
Manhã:
8h - Abertura para visitação
8h - Momento cultural
Filme – Cristina Entre a Cruz e o Sonho:
8h30min – Escola Rotermund (4º, 5º e 6º ano.)
9h – Escola Madre Paulina (4º, 5º e 6º ano).
9h30min – Escola Riachuelo (3º, 4º e 5º ano).
10h – Escola Rocha Pombo (4º, 5º e 6º ano).
Hora do conto:
8h30min – Escola Madre Paulina (4º, 5º e 6º ano).
9h – Escola Riachuelo (3º, 4º e 5º ano).
9h30min – Escola Rotermund (4º, 5º e 6º ano).
10h – Escola Rocha Pombo (4º, 5º e 6º ano).
10h - Encontro com as escritoras Teresinha Maria Lippert Schwanke e Vera Lucia Bagetti Pohl – Obra – A Trajetória de Cavanhas – Escola Rotermund (4º, 5º e 6º ano) Escola Madre Paulina (4º, 5º e 6º ano) Escola Riachuelo (3º, 4º e 5º ano).

Tarde:
13h30min – Abertura para visitação
13h45min - Momento cultural
Encontro com as escritoras Teresinha Maria Lippert Schwanke e Vera Lucia Bagetti Pohl – Obra – A Trajetória de Cavanhas.
14h – Escola Rotermund (4º, 5º e 6º ano), Escola Madre Paulina (4º, 5º e 6º ano) e Escola Riachuelo (6º ano).
Hora do conto:
14h – Escola Riachuelo (Jardim, Pré, 1º e 2º ano).
14h30min – Escola Rocha Pombo (4º, 5º e 6º ano).
15h – Escola Ponche Verde (4º, 5º e 6º ano).
15h30min – Escola Rotermund (4º, 5º e 6º ano).
16h – Escola Madre Paulina (4º, 5º e 6º ano).
Filme – Cristina Entre a Cruz e o Sonho:
14h – Escola Riachuelo (7º, 8º ano e 8ª série).
15h30min – Escola Madre Paulina (4º, 5º e 6º ano).
16h – Escola Rotermund (4º, 5º e 6º ano).

Noite:
19h- Abertura para visitação
Filme - Cristina Entre a Cruz e o Sonho.
20h – Escola Ponche Verde (1º ano Ensino Médio).
21h - Encerramento do dia

Dia 23/08/13- Sexta – feira
Manhã:
8h - Abertura para visitação
8h - Momento cultural
Hora do conto:
8h30min – Escola Rotermund (7º, 8º ano e 8ª série).
9h - Escola Madre Paulina (7º ano e 8ª série).
9h30min - Escola Rocha Pombo (7º ano e 7ª e 8ª série).
Filme - Cristina Entre a Cruz e o Sonho:
8h30min - Escola Madre Paulina (7º ano e 8ª série).
9h – Escola Rotermund (7º, 8º ano e 8ª série).
9h30min – Escola Rocha Pombo (1º ano Ensino Médio).
10h - Escola Rocha Pombo (7º ano e 7ª e 8ª série).
10h30min – Escola Ponche Verde (1º ano Ensino Médio).
Encontro Escritor - Jacó Beuren – Obra Cristina Entre a Cruz e o Sonho.
10h – Escola Rotermund (7º, 8º ano e 8ª série).

Tarde:
13h30min - Abertura para visitação.
13h45min - Momento cultural.
Encontro Escritor – Jacó Beuren – Obra Cristina Entre a Cruz e o Sonho.
14h - Escola Rotermund (7º, 8º ano e 8ª série).
Filme - Cristina Entre a Cruz e o Sonho:
14h - Escola Rocha Pombo (7º ano e 7ª e 8ª série).
14h30min - Escola Rocha Pombo (1º ano Ensino Médio).
15h – Escola Ponche Verde (7º ano e 7ª e 8ª série).
15h30min - Escola Ponche Verde (1º ano Ensino Médio).
16h - Escola Madre Paulina (7º, 8º ano).
16h30min - Escola Rotermund (7º, 8º ano e 8ª série).
Hora do conto:
15h30min - Escola Madre Paulina (7º, 8º ano).
16h - Escola Rotermund (7º, 8º ano e 8ª série).
17h - Encerramento da Feira.

Dicas de como estudar para ser um bom estudante

Durante a programação do dia do Estudante os alunos destaques de cada turma deram dicas de como estudar para ser um bom estudante.
Confira agora as dicas e fotos dos alunos destaques, lembrando que o critério utilizado para a escolha foi a nota do 1º trimestre.



















>Ler bastante




















>Procurar conhecimento também fora da escola
















>Estudar para as provas





















>Prestar atenção nas aulas





















>Não prestar atenção nas conversas indevidas, que não fazem parte da aula

















>Revisar os conteúdos

















>Fazer o tema de casa





















>Ser dedicado




















>Ouvir a professora




















>Ter vontade




















>Confiança em si mesmo















>Incentivo dos pais



















>Prestar atenção nos professores


















>Estudar antes das provas

















>Prestar atenção, memorizando os conteúdos





















>Acreditar em si mesmo






















>Prioridade nos estudos, e não na internet




















>Escrever bastante




>Faltar treino para estudar

















>Fazer temas e atividades
















>Ajuda da família















>Dedicação





>>>Alunos destaques do turno da Manhã
















>>>Alunos Destaques do turno da Tarde

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Experiência "IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO"


Material Utilizado:
*tinta de iodo diluída em água
*pão
*farinha
*frutas- (banana, limão...)
*bolacha















Na foto, é o que aconteceu com o pão ao entrar em contato com "água de iodo". Quanto mais amido o alimento possui, mais escura será a coloração que irá adquirir.
A experiência foi realizada pelo professor Ricardo com a turma do 8º ano.

Atletas da nossa escola vencem fase do JERGS em Três Passos. Parabéns!



















No  dia de ontem, o time infantil de futsal masculino da nossa escola, sob o comando do professor Joel Rex, ficou campeão na fase regional dos JERGS. O próximo jogo será no dia 06 de setembro, na cidade de Ijuí onde irá representar a coordenadoria.

Parabéns atletas! Boa Sorte na próxima fase.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Bastidores das Gravações da 8ª Série Manhã

Os alunos da 8ª série do turno da manhã gravaram essa semana as cenas que irão compor o Filme que retrata a história do livro Cristina entre a cruz e o sonho do autor Jacó Beuren.
O lançamento será na Feira do Livro da Escola.
Confiram os bastidores das gravações.









Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: