Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Desfile Cívico

Nossa Escola participou do desfile do dia 21, um grande numero de alunos participou. Confira algumas fotos: (para visualizas as demais clique aqui   )












quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Fotos da Gincana e Mateada

As fotos da Gincana e da Mateada já estão disponíveis, é só clicar nos links abaixo:
Turno da Tarde
Turno da Manhã

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Relato do Resgate do Buguie

No dia 04/09/2014, quinta-feira, ao chegarmos à escola, minhas colegas Giovana e Natália, vieram acompanhadas de um cachorrinho que havia seguido Giovana, lá da sua casa até a escola.
               O cachorro estava com a patinha quebrada, por isso minhas colegas, chamaram a Prof. Tânia que foi até a secretaria e pediu para o Talvane o número do celular da veterinária Bibiana para que medicasse o cão.
               A veterinária foi até a escola e medicou o cachorro. Na sala de aula, minhas colegas estavam tristes pelo fato de não ter ninguém para cuidar dele. Lembrando que o cachorro havia tomado água numa poça, após a chuva, resolveram oferecer água para ele. Encontraram-no deitado em frente a escadaria. Em seguida, eu e minha colega Amanda, voltávamos da secretaria, onde fizemos um favor pra prof., no momento em que fomos surpreendidas pelo cachorro. Ele nos seguiu até a sala, onde recebeu o carinho de todos os colegas. Nosso “amigo” veio atrás do cheiro de nossas colegas.
               Enquanto isso, a veterinária Bibiana, fez contato com a professora aposentada Margrid, que adora cachorros e já cuida de vários. A princípio ela não estava a fim, mas acabou ficando com o mesmo.
               O cachorro que havia sido batizado pelas minhas colegas de Buguie foi levado para a casa de Margrid, recebendo os cuidados e o carinho dela.

                                                                                                     Helen Brackmann – 5º Ano Tarde



Hora do Conto - O Curumim que salvou a Noite

Na semana dos dias 01/09 a 05/09, na biblioteca da escola, os alunos puderam participar da Hora do Conto que teve como história "O Curumim que Salvou a Noite". A técnica utilizada para a contação foi Teatro de Sombras.
O Teatro de Sombras é uma arte milenar chinesa. Um recurso delicado e de grande requinte para contar histórias. Utiliza-se silhuetas refletidas em uma tela, iluminadas por trás com uma lâmpada. As silhuetas são pretas.


Final dos JERGS Voleibol

Parabéns garotas e professor Joel pelo 3º Lugar conquistado na final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul.


Experiências de Ciências - 5º Ano Tarde

 15ª- A VELA QUE LEVANTA ÁGUA

(Experiência feita pelas alunas Helen e Amanda, aula de ciências do dia 15.08.14)
































Materiais necessários:
Vela
Um prato
Garrafa de vidro 
Corante
Isqueiro
Um pouco de água

Procedimento:
Primeiro pegamos o prato, que de preferência deve ser fundo e colocamos a vela no fundo do prato, pra começar vamos derreter um pouquinho o fundo da vela e colar a vela no prato. Após vamos tingir a água com o corante e derramar no prato. Chegou a hora de ver a água subir, para isso é só acender a vela e colocar a garrafa em cima dela e observar a água subindo na garrafa.

Conclusão :
A explicação é que quando colocamos a garrafa em cima da vela, a garrafa se enche de ar quente, todo o ar frio sai e ela fica cheia de ar quente, aí quando ela é colocada em cima da água por causa da diminuição do oxigênio a chama vai diminuindo, e a temperatura do ar dentro da garrafa também vai diminuindo e quando a temperatura de um gás cai a pressão desse gás diminui e é o que acontece  dentro da garrafa, a pressão diminui e ela compete com a pressão atmosférica que tá fora e ela perde a competição para a pressão atmosférica e o que acontece: a pressão atmosférica faz a água entrar .

Curiosidade:

Com esse experimento é possível comprovar a regra da Lei Geral dos Gases, em que observam uma série de relações entre a temperatura, pressão e volume, onde a pressão é proporcional á temperatura.


16ª- LENTE DE AUMENTO
(Experiência feita pelas alunas: Natália e Giovana na aula de ciências do dia 04.09.14)































MATERIAL


Coloque as moedas no pote 

Um pote de vidro
Algumas moedas
Filme plástico de cozinha 
Água

COMO FAZER
Tampe o pote com o filme plático, deixando-o meio frouxo. 
Afunde o centro do filme com a mão sem deixar furar, e encha de água. 
POR QUE ISSO ACONTECE? 
Dá pra ver as imagens aumentadas dos objetos. Isso acontece porque quando a água fica numa superfície curva, como foi feito com o filme plástico, ela desvia os raios de luz que passam por ela como se fosse uma lente de aumento e faz com que se veja a imagem do que está do outro lado aumentada. As lentes de aumento também têm uma superfície curva semelhante, e é o desvio dos raios de luz que forma uma imagem maior.




 17ª- A COR VIOLETA QUE DESAPARECE
(Experiência feita pelas alunas: Vitória, Sara, Tailana e Angélica na aula de ciências do dia 04.09.14)



















Materiais:
 1 copo de vidro
 40 ml de água
 20 ml de vinagre incolor
 20 ml de Água oxigenada de 10 volumes
 Uma pílula de permanganato de Potássio

Procedimento:
Dissolva a pílula em um copo com 40 ml de água, misture 20 ml de vinagre incolor depois despeje as 20 ml de água oxigenada. Mexa com uma colher até a cor violeta desaparecer.

Porque isso acontece:
As cores que enxergamos dependem muito de como os átomos se arranjam nas moléculas. Nesta experiência, é possível perceber que os mesmos átomos conseguem formar cores completamente diferentes dependendo da forma como se organizam. Uma mistura de água com permanganato de potássio, que é violeta, é misturada com vinagre e depois com água oxigenada. O resultado da cor é completamente transparente.
O que ocorre é que o permanganato, violeta, reage com o vinagre e com a água oxigenada, formando o íon manganês, que é transparente.
ATENÇÃO:
O permanganato de potássio não deve ser ingerido. O comprimido é usado externamente, diluído em água. É usado para ajudar a secar as lesões, realmente, o melhor são os banhos com permanganato de potássio (1cp ou 1 env. em 4 litros de água, que pode ser quente ou morna, porque o ideal é deixar a pele em contato com essa mistura por uns 20 min . E cuidado ! Permanganato de potássio na diluição errada queima a pele, deixando-a manchada de marrom). 

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: