Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Literatura Gaúcha em destaque nas aulas de Português

Setembro é o mês do resgate da História e Cultura gaúcha. Para tanto, os alunos do turno da tarde trabalharam com contos gauchescos de João Simões Lopes Neto, principal escritor regionalista dos gaúchos, na disciplina de Língua Portuguesa:
→ 6º ano – Trezentas Onças
→ 7º ano – O Boi Velho
→ 8º ano – Jogo do Osso
→ 9º ano – O Negro Bonifácio
Após a leitura e interpretação dos contos, cada turma assistiu um vídeo sobre o mesmo, para, em seguida, realizarem alguma produção indicada pela professora(resumo, acróstico, história em quadrinhos e poema).
E foi dessa forma que se destacou mais um talento em nossa escola. Dessa vez foi LUCAS PAULO JANTSCH VOIGT do 8º ano que produziu essa excelente história em quadrinhos a partir do conto “JOGO do OSSO”, cuja biografia do autor estivera exposta nos dias 02, 03 na Câmara Municipal de Vereadores do nosso município.

(texto escrito por Prof. Carla Regina)




                         




















      

Vencedoras do I Varal Fotográfico

Confira as fotos vencedoras do I Varal Fotográfico da nossa escola e a entrega da premiação:





terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dica Literária da Semana: SOMBRAS DE UM VERÃO

Título: SOMBRAS DE UM VERÃO

Autor: Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe

Estilo: Suspense

Sinopse: Quando Alexia De Vere decidiu que chegaria ao topo, ela sabia que precisaria de uma boa dose de coragem, obstinação e um talento indiscutível. Mas a atual ministra do Interior e esposa de um dos aristocratas mais tradicionais da Grã-Bretanha esconde sua cota de sujeira embaixo do tapete. Roxie, a filha, está confinada em uma cadeira de rodas. O herdeiro Michael acaba de abandonar Oxford para se aventurar como empresário. Seu único conforto é o generoso e devotado marido. Quando a pressão por estar no topo já parece o suficiente, ela ainda tem de lidar com o turbilhão que um dia varreu e lavou quem ela foi, e agora volta, mais forte que nunca, para afogar e destruir Alexia, a mulher do presente.

Trecho: "Segredos podem ser um fardo. Quero dizer, depois que se sabe de alguma coisa, é o fim. Jamais poderá devolver esse conhecimento. A inocência que tinha antes desaparece. Não se deve causar isso a alguém, a não ser que seja mesmo preciso. Principalmente a alguém que se ama."


segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Textos sobre o Dia da Árvore escritos por alunos do 3º ano da manhã.

A MACIEIRA
Um dia, Juquinha, Zeca e, Mariana resolveram plantar uma árvore. Mas onde eles achariam uma semente?
De repente a avó de Mariana chegou, ela deu uma semente para Mariana e falou:
-Plante essa semente em lugar fresco, que tenha a luz de sol, terra fofa, e que eles regassem-a todos os dias. E lá se foram eles achar um lugar para plantar a semente
De repente eles viram que o lugar onde eles estavam era um ótimo lugar para plantar a sementinha.
Mariana deu a sementinha para Zeca botou a semente dentro do buraco, e Mariana regou a sementinha. Eles foram para suas casas, pois já estava anoitecendo.
N outro dia Mariana foi a primeira a acordar, pois ela estava muito ansiosa para ver a sementinha. Ela primeiro foi na casa de Juquinha, depois os dois foram na casa de Zeca. E os três foram ver a sementinha.
Quando eles chegaram, a sementinha já tinha crescido um pouco mais. Isso se repetia todos os dias.
Até que a sementinha se tornou uma macieira grande e bonita.
E todos os dias, Mariana, Juquinha e Zeca iam colher maçãs muito gostosas.
(Bianca Ullmann)

PLANTE UMA ÁRVORE
Uma árvore faz parte de nossa vida. Por isso devemos respeita-las e ama-las pois se as árvores acabarem nós vamos morrer.
A árvore nos dá tudo de bom como sombra para descansarmos, frutas para comer e madeira para construirmos coisas, e devemos retribuir.
A floresta está acabando aos poucos. As árvores sem vida a vida e a árvore andam juntos.
Nós devemos amar as árvores e não destruir-las.
Hoje em dia o homem só pensa no dinheiro e, não na vida, não devemos destruir as árvores.
(Fernando Gallas)

(Obs: os textos foram digitados da mesma maneira em que os alunos os escreveram)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dica Literária da Semana: O HOBBIT

Título: O Hobbit

Autor: J. R. R. Tolkien

Sinopse: Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso.

Alguns trechos: "O quê você quer dizer com isso? está me desejando um bom dia, esta dizendo que o dia está bom, indiferente de eu querer ou não, que você se sente bem neste dia ou é um dia para se estar bem?"

"É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar."
"Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado."

" Merece morrer você diz ? Muitos que merecem morrer vivem, muitos que merecem viver morrem, você pode dar-lhes vida ? Não seja tão ávido para condenar a morte em nome da justiça, nem mesmo os sábios conseguem ver dos dois lados."



Fotos Participantes do I Varal Fotográfico








segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mateada

Durante o dia 16-09 aconteceu na nossa escola a Mateada, alusiva ao Dia do Gaúcho. Cada turma se organizou em relação aos lanches.
Alexandre Hagemann, pai da aluna Luiza, explicou aos alunos sobre a pilcha gaúcha, os cuidados com o cavalo, como encilhar o cavalo e demonstrações de laço.
A invernada artística do CTG Estância da Saudade realizou apresentações.
Confira as fotos clicando aqui.






terça-feira, 15 de setembro de 2015

Visita aos Banners

Os alunos da EMEF Rotermund após estudarem sobre vida e obra dos escritores gaúchos Machado de Assis e Simões Lopes Neto, visitaram a exposição de banners na câmara de vereadores de Crissiumal. Participaram todos os alunos da escola.








Hora Cívica no CTG - 15-09












segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Lenços Gaúchos

Em primeiro lugar, uma pergunta : de onde tirou o uso do lenço ? É sabido que na Idade Média o lenço ( algo delicado como uma " encharpe " ) tinha papel preponderante ... mas era um lenço feminino. Com ele atado no braço, elmo, ou lança, o cavaleiro andante reverenciava um amor fetichista, mais do dominio do sonho que da realidade. 
Talvez os mouros, os ciganos, os andaluzes, nos tivessem mandado através do Prata essa herança colorida e bizarra. Sim, que dos luzos, índios e negros é pouco provável... 
Mas o certo é que o lenço de pescoço existe no Rio Grande desde que sem tem noticia de gaúchos, como em Saint-Hilaire, o velho e nunca manuseado demais Saint-Hilaire. 
Lenço de seda, franjado ou não, mas sempre de seda ( e isso, por isso, já é uma curiosidade) tem suas cores tradicionais : Preto, de luto, branco, dos "Chimangos" de 23 ., principalmente, copiado aos " blancos " do Uruguai. Encarnado, das revoluções de 93 e 23, ( e daí por diante ) dos Maragatos e Colorados, também copiados da velha Maragateria da Banda Oriental. Verde, dos "picapaus" governistas de 93, correspondentes aos futuros " Chimangos " brancos. Também houve 3 confecções de lenço especiais para o soldados farroupilhas, algo que fosse como um uniforme simbólico: duas confecções nos Estados Unidos e uma na França, mas como chegaram tarde os farrapos não os usaram na Guerra, mas na Paz, como lembrança de uma era gloriosa e sangrenta de nossa história. Os museus ainda guardam exemplares autênticos desses lenços tricolores, onde o escudo da República Riograndense era a nota central. 
Mas afora esses lenços, que têm uma razão de ser especial , outros houve, que tinham outras cores : azuis, cor-de-rosas, xadrezados, etc. 
O lenço normalmente no pescoço, atado de muitas maneiras, mas em ocasiões especiais, quando essa posição poderia atrapalhar, ia para a " meia-espada ", cheio de empafia : e lembramos que os dançadores de "Chula" modernos preferem o lenço nessa posição. 
Mas vamos aos nós , propriamente ditos.

NÓ FARROUPILHA Também chamado nó republicado ( da República de Piratini ) ou Nó de 35, pela mesma razão. Segundo a tradição era o ano preferido pelos revolucionários é quase um quadrado, ,dividido em quatro partes. Visto por trás é nó comum. 
















Nó MARAGATO ou de Assis Brasil, porque segundo a tradição era usado por esse político em suas lutas partidários, ou em seus campos. Até hoje só é dado esse nó em lenços encarnados. É o mais lindo de todos : o centro parece o nó farroupilha, mas dos lados se escapam dois braços, como de uma cruz, visto por trás é a mesma coisa.




















Nó DE GINETEAR Ou de Getúlio Vargas porque era o nó usado pelo grande político de São Borja é um nó dado junto ao pescoço, o meio de banda, fazendo uma laçada de um dos lados, e as duas pontas se escapando juntas pelo outro lado. Preferido pelos domadores, por firme.




















Nó DE TRÊS GALHOS Ou nó de águia também muito bonito. Quando de a cavalo seus dois braços se abrem e balançam como as asas de uma águia. Paixão Côrtes afirmou ter sido o inventor deste nó, mas o gaúcho Milton Silva, Dom Pedrito, garante que êsse já era comum em sua terra desde muito tempo. Fica uma laçada repolhuda no centro e as duas pontas se escapam abertas, uma de cada lado.




















Outros tipos de nó:
























Nó Solteiro e Nó Namorado
De acordo com pequisa realizada na internet quando usado o lenço conforme a imagem abaixo, o nó é o de solteiro e quando unir lado a lado os nós, passa a ser o nó de namorado.


Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: