Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Convite IEE Maria Cristina


Produções textuais 1º Ano Tarde

Após ouvirem as histórias Prendarella e Gato de Bombacha (R.S. Keller e Marcio Melgareco), os alunos do 1º ano da tarde foram motivados a escolher uma história que gostassem e transformá-la em uma história Gaúcha.
Confiram as maravilhosas histórias criadas (para visualizar melhor, basta clicar na imagem):



















terça-feira, 10 de novembro de 2015

Relato da Viagem de Estudos às Ruínas - 5º ano

No dia 23 de outubro, as turmas  do 5º ano ( manhã e tarde)da escola   Rotermund foram para uma viagem de estudos para Santo Ângelo, Caaró e São Miguel Das Missões.
 Para começar, fomos para Santo Ângelo, na Praça Pinheiro Machado, onde encontramos nossa guia, Dona Sunilda, uma senhora muito simpática...
 Continuando, na Praça Pinheiro Machado vimos o Portal da Redução de Santo Ângelo Custódio. Então passamos por arcos verdes, com os nomes dos 30 povos do Rio Grande Do Sul, Uruguai e Argentina, cada um dos povos com seu nome, e data de fundação . Os Povos do Rio Grande Do Sul, são:
-São Francisco de Borja
-Jesus
-São Luiz Gonzaga
-São Miguel Arcanjo
-São Lourenço
-Santo Ângelo Custódio
 Depois disso, olhamos a rosa-dos-ventos, onde, antigamente, os povos se localizavam, pois não existia bússola .
 Nós aprendemos sobre os quatro elementos, que são:
      -Ar
      -Terra
      -Fogo
      -Água
O Ar que respiramos, a Terra onde pisamos,uma torre vermelha localizada lá representa o Fogo, e torre roxa a Água.
Na Praça Pinheiro Machado tem uma ponte, as pessoas passam por ela e dizem:
      - Vamos passar pela ponte para nos purificarmos, para poder entrar na Igreja .
 A igreja que vimos é para ser uma replica da antiga igreja  das Ruínas De São Miguel. Debaixo da igreja só está o piso da antiga igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio. Debaixo do altar, são enterrados os Padres .
A Prefeitura de Santo Ângelo está em cima do antigo cemitério indígena. -Afirma Sunilda .
Lá na Igreja vimos Jesus Cristo morto, feito em madeira, esculpido por índios, mas foram passados produtos para se conservar, pois já tem quase 1.400 anos.
Vimos também, uma pia batismal, onde são batizadas as crianças.
Então fomos ao museu, no mesmo vimos várias coisas, inclusive uma maquete do que era a Redução de São Miguel.
A tarde fomos para Caaró, lá ouvimos falar sobre os padres:
      -Roque Gonzales de Santa Cruz
      -João de Castilhos
      -Afonso Rodrigues
Quando eles estavam rezando a Missa, tinham disfarçados os Kaigangs (outra tribo), que suicidaram os Padres e foram embora, mas a voz do Padre Roque os perturbava,eles ficaram desesperados, não queriam aquela oz em sua consciência , então eles cortaram o Padre Roque e arrancaram o seu coração, depois disso, tacaram fogo na igrejinha, mas os corpos dos Padres não queimaram, e o coração de Roque ficou preto.Esse mesmo coração, está em Assunção, ele já veio para Crissiumal !
Depois disso, fomos tomar água benta.
Então agora,chegou a hora, chegamos em São Miguel , lá aprendemos , que a Redução levou 10 anos para ser construída, e  cerca de 100 homens trabalhando todo dia !
O cemitério era dividido por uma cruz de pés de laranja, numa parte homens, noutra parte mulheres, outra parte meninos e a outra parte meninas. Quando um índio morria de alguma doença que não era conhecida, eles enterravam essas pessoas longe do cemitério,para não contaminar os ossos das outras pessoas enterradas lá, depois de uns 10 anos enterravam essa pessoa no cemitério.
Lá vimos um relógio do sol (os números estavam em romanos) eles sabiam a hora de acordo com a luz do sol no relógio. E quando não tinha sol? Usavam a luz da lua!
Dona Sunilda nos contou a lenda da serpente, ela era assim:
Há muitos anos atrás lá na igreja foi morar uma serpente ela se hospedou na torre do sino, e sempre que vinha perigo ela tocava o sino e, idosos, mulheres e crianças iam  se proteger na igreja . Como a serpente ficou com fome ela foi indo despercebida perto de uma mulher e INHAC comeu sua criança. Alguns dias depois, a serpente ficou com fome novamente, mas as pessoas se sentaram do outro lado da igreja , e ficaram atentas. A serpente então tocou o sino várias vezes , perturbando a todos, então as mulheres entregaram suas crianças a serpente, e de tanto comer ,BOOM ela explodiu. Dizem que sua cabeça ficou na torre do sino...
Certa vez deu um raio na torre do sino e derrubou o sino de 1 tonelada.
As Ruínas De São Miguel são extraordinárias.
Vimos um vídeo sobre as Ruínas.
Tiramos muitas fotos...
Antes do anoitecer, brincamos com arcos e flechas. De noite fomos assistir o espetáculo de som e luz, a fila estava enorme, o lugar onde fomos estava muito frio...
O espetáculo mais antigo do Brasil acontece desde 1978. Ao anoitecer, o antigo templo, no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, ilumina-se através das vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Gracino, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Aramndo Bôgus, é narrado 48 minutos o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande Do Sul, pelos Padres Jesuítas e Índios Guarani.
Eu adorei !! ;)
                Valeu a pena!!

 (relato escrito pela aluna Jennifer Kirsh)



quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Palestras sobre Consumo Consciente - Corsan e RGE



Todo bom projeto tem objetivos e quando esses se transformam em ações, acredita-se que aumenta o valor e a qualidade do projeto.

Projeto “Consumo consciente” Palestra Corsan
Continuando as atividades práticas do Projeto “Consumo consciente”,foi realizado um encontro com o senhor Elói, funcionário da Corsan de Crissiumal e os alunos do 8º ano manhã da Escola Rotermund, na qual os alunos questionaram e ficaram sabendo sobre vários dados do consumo de água em Crissiumal. Por exemplo, o consumo médio diário de água na zona urbana de Crissiumal é 2 milhões de litros. A produção de água não aumentou nos últimos anos, o que diminuiu foi o desperdício de água que iria fora através de vazamentos. Que as máquinas de lavar roupa “faz tudo”, se utilizadas diariamente aumentam em média o consumo de uma residência em 50%. Que o gasto em energia elétrica de todos os motores da Corsan em Crissiumal (bombeamento e distribuição) é cerca de R$35.000,00 mensais. E o consumo médio mensal das residências é 10m3(10 mil litros).
Dessa forma o objetivo desse encontro foi alcançado, pois buscava-se esclarecer dúvidas sobre o consumo de água em nossa cidade e a importância de cuidar desse bem tão precioso.
(Responsáveis pela organização da atividade ProfesJulcileneMeinerz e Sandra de Quevedo.)

Projeto “Consumo consciente” Palestra RGE
Mais um encontro referente ao projeto “Consumo Consciente”, foi realizado, desta vez com o senhor Jair Schneider, funcionário a Empresa Rio Grande Energia- RGE, região de Três Passos. Participaram do encontro os alunos do 7º e 8º ano, do turno da manhã da Escola Rotermund.
Na oportunidade o senhor Jair fez uma explanação sobre segurança com a população, frente aos riscos em que a eletricidade usada de modo errado pode causar.
Ter cuidado ao manusear fios elétricos e ao se aproximar da rede elétrica é fundamental para evitar acidentes (choque elétrico). Também colocou que a prioridade no atendimento da RGE são fios caídos.
Quanto a consumo consciente da energia elétrica, esclareceu que conectar vários aparelhos a um “T”, além de ser perigoso, aumenta o consumo de energia; que fiação elétrica antiga e fios desencapados aumentam o consumo de luz nas residências, evidentemente aumenta o gasto financeiro.  Que o consumo de energia elétrica não diferencia muito no inverno e no verão, pois no inverno o chuveiro elétrico, gasta muito e no verão o ar condicionado. E que devemos evitar deixar os aparelhos conectados a rede de energia, pois no modo “stand by” há consumo de energia.
Agradecemos a contribuição do senhor Jair, que transmitiu ensinamentos que podem salvar vidas e maneiras de como podemos diminuir o consumo de energia em nossas residências. Também agradecemos a presença dos funcionários da RGE Izaqueu e Fábio que trabalham em Crissiumal, e que intermediaram para que o encontro acontecesse.
Professora Julcilene





terça-feira, 3 de novembro de 2015

HAPPY HALLOWEEN - 9º Ano Inglês

HAPPY HALLOWEEN.
Halloween é comemorado no dia 31 de outubro.
É uma tradição cultural celebrada principalmente nos Estados Unidos, Canadá e Grã Bretanha.
A data coincide com a véspera do início do Inverno, que representava para o povo Celta dias muito difíceis, frios, escuros e nevoentos e próximo ao dia de Finados, a qual acreditavam que as portas entre o mundo dos vivos e dos mortos se abriam.
Para receber os entes queridos já falecidos preparavam mesas fartas. E tentavam afugentar as almas penadas, pois acreditavam que estas traziam azar.
Para aquele povo o JACK-O’-LANTERN, principal símbolo de Halloween, representava proteção, pois acreditavam que ele espantava os maus espíritos.
Hoje se fantasia e se brinca do TRICK or TREAT (Travessuras ou Gostosuras) representando as almas que traziam azar, (travessura) e almas bem vindas que eram recebidas com mesas fartas (gostosuras).
Para vivenciar um pouco da tradição de Halloween, as turmas do 9º ano manhã e tarde da Escola Rotermund, decoraram pratos com símbolos de Halloween e após se deliciaram degustando os mesmos.
“Segundo os alunos, “eles adoraram a aula e a mesma estava uma delícia!!!”

Texto escrito pelas alunas Angélica, Miriam e teacher Julcilene.





Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: