Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Celebração das Escolas Municipais de Crissiumal: Alfabetização 100% no primeiro ano!

Aconteceu na tarde desta sexta-feira a Celebração 100% Alfabetização no primeiro ano nas Escolas Municipais. A Pedagoga da SMEC Iara Hammes deu inicio ao evento parabenizando a todos pela conquista de  aprender a ler e estimulou a todos a dar continuidade, lendo nas férias, lendo sempre! 
Senhor Joel Faccin Secretário da SMEC parabenizou também as professoras pelo empenho, dedicação e carinho, trabalhando muito para que a alfabetização efetivamente acontecesse no primeiro ano. Destacou também o trabalho incansável e incondicional da Pedagoga Iara Amorim como suporte ao trabalho das professoras nas escolas. 
Neste evento digno de celebração, aconteceram também diversas apresentações culturais onde os alunos de cada escola fizeram apresentações:
 Escola Santos Dumont e Tenente Antônio João: Música A borboletinha 
Escola Riachuelo: Dança do pezinho
 Escola Madre Paulina: Teatros A galinha Ruiva e O elefantinho no poço 
Escola Rotermund: Cantaram a música é bom Estudar.

Após as apresentações as professoras foram carinhosamente parabenizadas, receberam mimos e também foram homenageadas com algo bem especial: Leituras surpresa de seus alunos!

Cada aluno recebeu um livro e a gravação de cada  um da turma realizando leitura, assim como uma mensagem  especialmente gravada pela senhora Esther Pillar Grossi, coordenadora do Projeto GEEMPA.
Ao final do evento os alunos de todas as escolas confraternizaram com um delicioso lanche compartido e muito saudável.(As imagens passam automaticamente):

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Viagem de Estudos das séries finais 2012!

Foi uma viagem maravilhosa! Momentos inesquecíveis em que recarregamos nossas energias em contato com a natureza,muitas brincadeiras e aprendizagens que ficarão para sempre em nossa memória. Saibam que o blog procurou fotografar a todos nos mais diversos momentos. Espero que gostem desta primeira seleção que estamos postando. Lembrem que as 785  imagens passam automaticamente:

FestiRotermund 2012:

Aconteceu na tarde desta terça-feira o  tradicional Show de talentos que comemora o aniversário da nossa escola. Neste ano de forma especial 15 anos!!!
As professoras organizadoras Julcilene  e  Kátia também prepararam  juntamente com os alunos uma bela retrospectiva e resgate destes 15 anos de história. A todos que participaram e se envolveram nosso agradecimento pela agradável tarde cultural. Confiram os melhores momentos ( as 114 imagens passam automaticamente):

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Vem aí o FestiRotermund ! Participe!

Nesta terça- feira 27/11 acontece o Festi Rotermund e  festividades em comemoração aos  15 anos de nossa escola!


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Professoras participam de evento educacional em Porto Alegre:

Nos dias 09 e 10//11 as professoras Alessandra Wolf Paniagua Mujica e Samara Cristiane Hanauer Janke estiveram em participando de mais uma assessoria do GEEMPA(Grupo de estudos sobre Educação, Metodologia de pesquisa de ação) em Porto Alegre:
Por Samara Janke
Pedagoga e professora alfabetizadora
     Para melhorar ainda mais nosso trabalho em sala de aula.Foram 2 dias maravilhosos onde aprendemos coisas novas e de grande importância para o trabalho de alfabetização em sala de aula. O que mais me marcou  foi o momento cultural onde o grupo do Espaço Cultural Meme fez a apresentação de um musical chamado "Cafuné".
     Também aprendemos fazer uma aula S.O.S para levar os alunos do nível alfabético para o alfabetizado. É uma aula fantástica.Uma frase de Sara Paim me marcou muito: "Quando assumimos que não sabemos é aí que estamos prontos para aprender."
Nós professores também necessitamos nos alfabetizar dentro do contexto social em que vivemos, pois muitas vezes fingimos que sabemos, quando na realidade precisamos aprender.


 Destacando que as professoras  de nossa escola criaram um caderno de atividades com a metodologia de alfabetização Gempiana(pós-construtivismo) utilizando a obra infantil das escritoras crissiumalenses, Terezinha e Vera. Ao conhecer a  obra das professoras de nossa escola, Esther Pillar Grossi, coordenadora do GEEMPA,comentou: Esse é o diferencial do Município de Crissiumal! Crissiumal é o meu xodó...


Professora Samara recebendo o Troféu 100% Alfabetização
Conquistado em reconhecimento pelo trabalho realizado
ao alfabetizar toda turma já no primeiro semestre

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Quinto ano :

O mês de novembro é marcado pelas tradicionais viagens de estudo que nossa escola oportuniza aos alunos, enriquecendo seus conhecimentos de mundo  e proporcionando contemplar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do ano. As alunas Julia Casagranda  e Vitoria De Rosso dos Santos compartem um pouco sobre suas impressões s da viagem:

     Estivemos no último dia 13/11 visitando a Região das Missões,  conhecemos todos os monumentos históricos e pontos  turísticos  acompanhados por uma guia que explicou toda a história  dos povos indígenas,  suas lendas, culturas e tudo que marcou a história do nosso estado nessa região, que já tínhamos estudo na sala e que fomos ver de perto.
Toda esta história das Missões faz parte do conteúdo estudado no quinto ano  e a viagem  vem complementar todo este conhecimento sendo que ver na pratica aquilo que é estudado se torna inesquecível.
Das  coisas que mais me marcaram estão a história dos Trés Santos Martires das Missões e dos monumentos, do museo e tudo que tinha preservado lá, a igreja maravilhosa e  fiquei encantada com as Ruinas e toda história por trás delas.





quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Quarto ano: Visita aos limites do nosso Municipio

Aconteceu na última segunda-feira dia 12/11 a tradicional viagem de estudos aos limites do nosso município, em que os alunos do quarto ano dos dois turnos vão conhecer o que foi estudado no conteúdo de geografia:




























quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A festa está dentro de nós:

A diretora Liziane e as vice-diretoras  Leila e Magnólia  se emocionaram hoje com o presente carinhoso recebido das professoras Alessandra e Samara:















As professoras Alessandra e Samara trouxeram este presente  da viagem  que fizeram neste último fim semana à Porto Alegre, em que estiveram  participando de um evento promovido pelo GEEMPA, no qual mais uma vez elas  foram homenageadas e trouxeram para nossa escola o título Alfabetização 100% 2012. Destacando que a turma da professora Samara já estava alfabetizada no primeiro semestre letivo. Estamos aguardando mais informações sobre a participação delas neste evento:

Em clima de fim de ano...

Pietra,
Mãe de alunos colabora com trabalho voluntário decorando a escola para o natal!

Atenção galera : De hoje...é contagem regressiva!!!!


terça-feira, 13 de novembro de 2012

Um convite da UNOPAR







                                                                                                                 




































Gincana do Meio Ambiente

A Gincana 2012 das séries finais  que aconteceu nos dias 26 e 29 de outubro, organizada pelas professoras Carla e Marlei foi um sucesso! Com atividades diversificadas que contemplaram todos os gostos.Teve provas de conhecimentos gerais em todas as disciplinas, desafio lógico, brincadeiras individuais e em equipe, atividades esportivas, teatro, música. Foram confeccionados brinquedos com materiais recicláveis.Parabéns a todas as equipes que se empenharam no cumprimento das tarefas e em especial a equipe da Karol do turno tarde que ficou em 1º lugar com 166 pontos e do turno manhã a equipe da Fernanda com 147 pontos. Confiram os melhores momentos: Ah! as 280 fotos passam automaticamente:

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Homenagem à nossa Diretora Liziane:


Neste dia comemoramos o Dia da Diretora,
VOCÊ QUE  representa,
Em NOSSA  escola,
o braço que envolve
e a palavra que conforta,
constituindo-se num referencial de democracia e articulação pedagógica.



Saber Viver 
Não sei... Se a vida é curta 
Ou longa demais ... 
Mas sei que nada do que vivemos 
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas. 

Muitas vezes basta ser: 
Calor que acolhe, 
Braço que envolve, 
Palavra que conforta, 
Silêncio que respeita, 
Alegria que contagia, 
Lágrima que corre, 
Olhar que acaricia, 
Desejo que sacia, 
Amor que promove. 

E isso não é coisa de outro mundo, 
É o que dá sentido à vida. 
É o que faz com que ela 
Não seja nem curta, 
Nem longa demais, 
Mas que seja intensa, 
Verdadeira, pura... Enquanto durar


Nosso carinho, agradecimento e sincera homenagem hoje em seu dia!

Alunos, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotermund
12/11/20012

Jenifer do 6º ano lendo a homenagem acima em nome de todos

Isabel entregando um mimo

Todos  acabaram de cantar um animado parabéns

Dire Lizi agradecendo o carinho e lembrando que também comemoramos
ontem o aniversário de 15 anos da nossa escola


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

8ª série participa do OPS

Alunos da oitava série estiveram hoje em Três de Mario participando do OPS, Orientação profissional  SETREM:



Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: