Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

Escola Municipal Rotermund inicia atendimento AEE














* - O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
É um serviço da Educação Especial, de caráter complementar ou suplementar, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades específicas de forma a promover acesso, participação e interação nas atividades escolares. Ele perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, sem substituí-los, garantindo o direito de todas as crianças, jovens e adultos à educação escolar comum. Ele constitui oferta obrigatória dos sistemas de ensino, todavia, participam do AEE os alunos que dele necessitam. O AEE é realizado no turno inverso ao da sala de aula comum.

* - O que é a Sala de Recursos Multifuncionais?
É o espaço localizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rotermund onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado – AEE. Ela é constituída de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos específicos e de professora com formação para realizar o AEE.

* O AEE tem carga horária mínima?
Não, o atendimento educacional especializado não tem carga horária mínima. A definição de carga horária deve ser estabelecida no Plano do AEE, que deve prever a identificação das nescessidades educacionais dos alunos e conter, a  partir dessa identificação, a definição dos recursos nescessários e das atividades a serem desenvolvidas, bem  como o cronograna de atendimentos dos alunos. O AEE acontece de forma individual ou en pequenos grupos, no máximo 3 ou 4 alunos. 
* Quem atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE)??
Em nossa escola, a profissional encarregada da sala de recursos multifuncional é a professora Bernadete Simionato, Graduada em Pedagogia, com curso de formação na área de educação especial com  360 horas na área de DM(Deficência Mental). Atuando há 6 anos em classes especiais.

*Que atendimento é realizado para cada tipo de deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação na sala de recursos?
Surdez: o AEE tem por finalidade o ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; o ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita, o ensino em LIBRAS, a produção e adequação de materiais didáticos e pedagógicos com base em imagens, entre outros.

Cegueira: o ensino do Sistema Braille; orientação e mobilidade no contexto escolar; o uso de tecnologias de informação e comunicação acessíveis; disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis: áudio-livro, livro digital acessível, textos em formato digital e materiais táteis; o ensino da técnica de sorobã; a transcrição de material em tinta para o Braille, entre outros.

Baixa visão: o ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos; materiais didáticos e pedagógicos acessíveis: ampliação de fontes, materiais com contraste visual; o encaminhamento para avaliação funcional; a estimulação visual, entre outros.

Deficiência física: o uso de recursos de comunicação alternativa; o uso dos recursos de acesso ao computador: ponteira de cabeça, acionadores, entre outros; o uso de recursos de acessibilidade: engrossadores de lápis, plano inclinado, tesouras adaptadas, entre outros.

Deficiência mental: o desenvolvimento de processos mentais/ exercício da atividade cognitiva; a aprendizagem que possibilita passar de regulações automáticas para regulações ativas; a possibilidade de sair de uma posição passiva e automatizada diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do próprio saber.

Surdocegueira: o uso de recursos de comunicação, como o Braille, a Língua de Sinais, o alfabeto digital, Braille tátil, escrita na mão, entre outros; a disponibilização de materiais didáticos e pedagógicos acessíveis.

Transtornos globais do desenvolvimento: sempre que o transtorno ocasionar uma deficiência, o aluno é atendido na sua necessidade de serviço e recursos de acessibilidade.

Altas habilidades/ superdotação: esses alunos têm suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com as instituições de ensino superior, institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes, dos esportes, entre outros.

Os serviços e recursos mencionados para atender os alunos não esgotam todas as possibilidades de criação.
 

Quais são os alunos que podem ser atendidos nas salas de recursos multifuncionais (AEE)?
Alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação.

Quais os critérios para abertura de sala de recursos multifuncionais?
  • O critério para implantação de salas de recursos multifuncionais é a matrícula de aluno público-alvo da educação especial (com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/ superdotação) em escola pública da rede regular de ensino, sendo contrapartida da gestão local o espaço físico na escola para a implantação da referida sala e um professor com formação inicial ou continuada em Educação Especial para realizar o Atendimento Educacional Especializado – AEE.  
Quais os critérios para implementação das salas de recursos multifuncionais no sistema de ensino e as diretrizes que orientam a organização do Atendimento Educacional Especializado?
  • A Secretaria de Educação Especial do Ministério de Educação contempla as demandas solicitadas por meio do PAR(Plano de ações articuladas, elaborado por municipios e estados);
  • O AEE deve ser realizado conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na educação básica (Lei nº 9.394/96 ) e o Decreto nº 6.571/08. que dispõe sobre o AEE;
  • A secretaria de educação a qual se vincula a escola deve ter elaborado o PAR, registrando demandas do sistema de ensino com base no diagnóstico  da realidade educacional;
  • A escola indicada deve ser da rede pública  de ensino regular, conforme registro no Censo Escolar MEC/INEP(escola comum);
  •  A escola de ensino regular deve ter matrícula de aluno(s) público alvo da educação especial em classe comum, registrado(s) no Censo Escolar/INEP, para a implementação da sala;
  • A escola deve ter disponibilidade de espaço fisico para o funcionamento da sala e professor para atuação no AEE.


*Temos que ter uma equipe técnica  formada antes de iniciar o atendimento? Se sim quais os profissionais que formam esta equipe?
O atendimento Educacional Especializado(AEE) deve ser realizado por professor, que possua habilitação para a docência e cursos específicos na área da educação especial inclusiva. O trabalho desenvolvido por outros profissionais como psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e fisioterapeuta não se configura como AEE. Esses outros serviços especializados podem ser articulados em parcería com o AEE, porém em outros espaços/momentos e com financiamento específico do órgão responsável.(
Resposta enviada à escola por Milena Lins, Técnica em assuntos educacionais, da Coordenação Geral de Articulação da Politica de Inclusão-CGAPI/SEESP/MEC.
*  É necessário o laudo médico (diagnóstico clínico) para informar um aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades superdotação?
Sim, quando a condição sensorial, física ou intelectual não estiver explícita. Existem casos em que apenas o laudo médico não é suficiente para a definição da necessidade específica; nesses casos deverá ser analisado o histórico educacional, social e familiar do aluno e caberá ao gestor (diretor) da escola verificar junto a profissionais especializados da saúde e educação a definição correta, tendo como base as definições que cada uma recebeu expressas no glossário do manual de instruções. 
CENSO 2009-Perguntas frequentes Educação Especial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: