Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Hoje foi um día especial!


















Nossa querida diretora Liziane ,que esta de aniversário neste sábado, foi homenageada com uma linda música cantada ao vivo pelos alunos de primeiro a quinto ano.
Também hoje está de aniversário a professora Kátia que também recebeu o parabéns da galera.
A música dizia: Fica sempre um pouco de perfume nas mãos que oferecem rosas, nas mãos que sabem ser generosas...
Foi um instante emocionante!!!
Parabéns a essas duas pessoas tão especiais em nossas vida!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A  linha do tempo da história da nossa vida, registra fatos importantes dos acontecimentos e a nossa identidade pessoal.
Ao trabalhar o tema "Eu", No 2º ano da tarde, foi proposta a elaboração da linha do tempo de cada aluno, com o objetivo de  fazer com que os alunos conheçam a sua história.
A proposta proporcionou aos alunos uma melhor compreensão da história e sua evolução e percebemos o acompanhamento das familias na vida do seu filho.

Para visualizar melhor clique na imagem:



terça-feira, 17 de maio de 2011

Resgatando a História familiar como forma de valorização das memórias

        Os alunos do 6º ano tarde,orientados pela professora Teresinha Maria Lippert Schwanke, estão empenhados na execução do projeto da disciplina de História que objetiva resgatar a história familiar através do Álbum de vida. A professora justifica a importância de o aluno conhecer sua história para depois conhecer a história do Brasil que começou muito antes de Pedro Álvares Cabral aportar em terras brasilerias. 
         Assim como a história de cada um é uma construção de muitos familiares que nos antecederam... Sendo assim, a criança vai compreender que a história é um processo em construção, não é algo acabado. A professora Teresinha está admirada, pois os alunos e os familiares envolveram-se afetivamente e realizaram as atividades praseirosamente na busca de informações.  Nesta primeira tarefa o desafio é a pesquisa de seus tataravós e a história de vida dos mesmos. 
A cada nova tarefa e entrega do álbum é um momento de muita alegria:


















Imagens autorizadas pelas familias.

Artistas da Op Art estudados pelos alunos da 8ª Série tarde:

Sheili
View more presentations from Iara
Alexandre 1
View more presentations from Iara

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Incentive seu filho a ler

            
             Ler é uma aprendizagem. Dessa forma, o conceito de que a leitura é fundamental para a vida de crianças, jovens e adultos é consenso. Mas, enganam-se aqueles que enxergam nos professores os únicos incentivadores da leitura. Também é papel dos pais, em casa, mostrarem que a leitura pode ser algo prazeroso, que deve fazer parte do cotidiano da família e que é uma espécie de “ferramenta” para todos os campos do conhecimento. Tem-se a certeza de que o bom leitor estará, sempre, bem informado e terá condições de se tornar um profissional atualizado. Além disso, ler por prazer é uma experiência enriquecedora, que amadurece as pessoas.
           A educação dos filhos começa antes mesmo do seu nascimento. Neste sentido, acredita-se que o interesse pela leitura deve ser estimulado primeiramente pela mãe
quando o bebê ainda está em seu ventre. Após o nascimento, a mãe, ou mesmo o pai ou avós, devem continuar contando histórias para seu pequeno. A criança vai se acostumando a ver o mundo através da leitura que, inicialmente, é influenciada pela sua família.
            Quando ela começa a identificar, manusear objetos e a brincar, brincadeiras com livros já devem ser introduzidas no se cotidiano. Uma boa dica são os livros de plástico que podem ser utilizados durante o banho, já que este é um dos momentos mais prazerosos para o bebê e o momento ideal para que ele possa associar leitura ao prazer.
            Sabe-se que as crianças são seres muito curiosos que adoram novidade e tudo aquilo que lhes chama à atenção. Dessa forma, é importante oferecer-lhes livros diversificados para que possam manipular e explorar este objeto tão precioso, assim, estar-se-á contribuindo com a ampliação de sua imaginação, criatividade e vocabulário.
            O hábito e o gosto pela leitura não nascem feitos, precisam ser criados dentro de
cada pessoa. Estes, portanto necessitam, constantemente, de incentivos por parte da família, pois uma pessoa que não cultiva o ato da leitura, adquire menos cultura e, com isso, tem maior dificuldade em se socializar e, futuramente, ingressar na vida profissional. Se as crianças são educadas em um ambiente onde a leitura é privilegiada pelos pais, possivelmente ter-se-á mais adiante um leitor que continuará a ter gosto pela mesma.
A história de leitura deveria começar na família, mas, infelizmente, em muitos
casos, se restringe às salas de aula. O dia a dia das famílias é tão atribulado que os momentos prazerosos de leitura, em geral, são totalmente esquecidos. Se não há tempo para a leitura, como muitos dizem, então que se roube esse tempo, assim como se rouba tempo para assistir televisão.
Numa sociedade apressada como a nossa, convencer nossos filhos a ler é tarefa árdua, posto que nem mesmo a escola tem cumprido direito este papel. Mas, vale a pena. E o melhor método sempre será o exemplo. Comece em casa. Faça de sua casa, uma casa da palavra, ou seja, uma biblioteca familiar. Leia. Leia junto com seu filho. Dê tarefas para ele que incluam a leitura de algo. De diferentes maneiras: contando histórias, lendo para elas, lendo com elas e conversando sobre o que se leu. São as etapas fundamentais. Além de desenvolver o interesse pela leitura, também aproxima pais e filhos.

                                                           Por: Carla Regina Schneider Brackmann



quinta-feira, 12 de maio de 2011

As aulas de Língua Portuguesa


            A Língua Portuguesa é a disciplina que tem o objetivo de fazer com que o aluno saiba ler, compreender o que leu, interpretar e produzir tanto na escrita, como oralmente.  No Ensino Fundamental, se tem a preocupação em fazer com que nossos alunos leiam muito e saibam transmitir os seus conhecimentos através da escrita. É importante possibilitar aos usuários da língua o entendimento e a construção dos sentidos que um texto oferece, sempre levando em consideração o conhecimento prévio, o contexto sócio-histórico do leitor, bem como, o contexto em que o texto foi produzido.
            Para que os textos sejam significativos, deve acontecer o domínio efetivo da linguagem. Como o texto faz parte do dia-a-dia das pessoas, devemos trabalhar evidenciando o que é um texto, bem como destacar a variedade de gêneros textuais existentes. Não quero, defender a ideia de que precisamos trabalhar com a cópia de conceitos de textos, mas sim, que ao aluno entenda que o nosso contato cotidiano com outras pessoas se dá via textos, além de, a todo momento, estarmos nos deparando com textos, seja na televisão, nos jornais, na rua, etc.
            É importante trabalhar com diferentes gêneros que representem os textos como são vistos nas situações diárias, pois desta forma, estaremos cumprindo, na escola, nossa função que é construir cidadãos conscientes. Este é o local onde há uma situação social real para a aprendizagem.
            O estudo de gramática deve ter o objetivo de melhorar as condições de uso da língua pelo aluno, seja em atividades de produção ou de leitura de textos. Convém frisar que a reflexão sobre os fatos da língua é primordial, pois isso permitirá ao aluno a percepção de que as regras não se aplicam a todas as situações; bem como, compreender que o contexto é determinador de quase tudo, inclusive do sentido, mas que os recursos da língua funcionam como pistas, e se essas questões não forem trabalhadas na escola, as dificuldades de entendimento de textos, fora dela, serão muito maiores.
            Portanto, o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental  acontece através de estudos linguísticos, muita leitura,interpretação e produção textual e dentro destes, cabe a nós educadores sermos criativos, termos um conhecimento profundo sobre o que estamos ensinando e termos clareza  sobre o importante papel que temos na aprendizagem de nossos alunos.
Juliana Radtke Foesch
Graduada em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e cursando Pós Graduação em Gestão Escolar.
Professora  de Língua Portuguesa da Escola Rotermund.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Artes na 7ªsérie manhã:

Piet Mondrian desenvolveu inumeras obras sobre o mesmo método, usando somente linhas verticais e horizontais, organizando quadrados e retângulos,utilizava somente as cores puras(primárias contrastando com o preto e branco)
O objetivo do artista era trabalhar só com a essência da cor e da mistura, seu estilo era o abstracionismo concreto.
Obras dos alunos:


Professora Rosângela

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Veja como foi a homenagem para as Mamães em nossa escola:

Mural da semana:


Alunos comentam...


Hoje foram os alunos do turno da manhã que vieram comentar sobre suas reflexões em relação a palestra do Padre Magnos Caneppele, realizada ontem aqui na escola:
Se a gente quiser conquistar algo, SER alguem na vida temos que estudar. Vencer a preguiça que as vezes quer tomar conta e nos esforçar porque é o estudo que abre as portas do mundo. Temos que aproveitar o momento agora porque o que passa não volta mais e esse conhecimento que desperdiçamos agora vai fazer falta lá na frente.
Ana Luiza Herthal

Refleti sobre o que devo ser no mundo atual...ter meu espaço. Me aceitar, “me gostar” como sou.
Luiz Reinke

Se eu não me cuido...Quem vai me cuidar? Se não me amo, como esperar que outros me amem ?
Jaqueline Klauck

O que a gente não quer pra gente, a gente não faz para os outros...
Ana Luiza Herthal

Amar inclusive aquele que nos ofende. Se alguém fizer alguma coisa de mal contra nós, não devemos querer fazer o mesmo. Não guardar rancor, não ser influenciável. Temos o mesmo Deus que ensina o amor, amar sempre e a todos.
Luis  Reinke

Nos fez ver as  coisas com mais clareza, a realidade...Aceitar as opiniões diferentes, respeitá-las.
Scheila Storch Horst

Amar as pessoas  como a gente se ama. Respeitar mesmo que não simpatizamos.
Cassiano Queroz

Foi uma boa palestra. Nos fez refletir.
Marciano Heineck

Devemos nos cuidar, tudo tem volta. Cada ato tem uma conseqüência
Jaqueline Klauck


As pessoas precisam se valorizar,  se  cuidar e se gostar como são. Levar os estudos a sério. Por que daqui algum tempo vamos pensar: Por que não aproveitei mais?
Meninos e meninas cuidar o comportamento...
(Luciana Oliveira Cabreira)

Familia publicando atividades no nosso blog:

No dia 01/05/11 as alunas Laura Trentini do 4ºano e Camila Martinelli da 6ª Série do turno da tarde da nossa escola estiveram visitando a FENAMILHO em Santo Angelo-RS. Durante a visitação as amigas Laura e Camila tiveram a oportunidade de escalar uma parede de 16 metros de altura, sendo os últimos metros de "parede negativa"(inclinada).
As meninas conseguiram escalar os 16 metros com êxito e desceram a parede oposta fazendo rapel. A oficina foi desenvolvida pelo Grupo de Escoteiros Medianeira-100 de Santo Ângelo, o qual elogiou a desenvoltura das meninas, uma vez que muitos adultos já tentaram e não conseguiram concluir a atividade. Fica o exemplo de que o esporte é uma atividade saudável e merece o nosso incentivo.

                                                                                    (Mãe da aluna Laura, Cheila Spohr)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Alunos dos turnos manhã e tarde tiveram hoje, visita muito especial:


No recreio de hoje recebi na biblioteca alguns alunos  da 6ª e 7ª série do  turno da tarde  que vieram comentar sobre uma atividades muito especial  que tiveram no inicio da aula de hoje. Os alunos tiveram uma palestra com o Padre Magnos Caneppele. Conforme os alunos foi uma atividade  motivadora, que os levou a refletir sobre diversos assuntos, como comportamentos, sonhos , metas, objetivos, ideais de  vida. Acompanhe os comentários  das reflexões dos alunos sobre esta atividade:


“Por fora somos só aparência, o que conta mesmo é nosso interior”
Marieli  Chassot

As aulas são planejadas pelos professores com muito carinho, devemos respeitá-los fazendo nossa parte como alunos.
Karol Strasburger

Não falar só o que sai da garganta, mas sim pensar antes de falar e falar com o coração
Francoá Putzk

Não permitir que nos humilhem e mesmo que tentem nos humilhar, não devemos deixar a tristeza tomar conta. Confiar em nós mesmos e jamais desanimar
Emilli Feil Zimermann

Não ofendemos as pessoas só  fisicamente, mas palavras mal pronunciadas e gestos ofendem e machucam muito. Devemos pensar antes de falar e agir.
Emanuele Dorneles

Não devemos desperdiçar oportunidades porque elas podem ser únicas.
Camila Martinelli

Foi um momento muito bom para nós refletirmos sobre a nossa vida, sobre o que nós estamos fazendo em sala de aula, se estamos agindo corretamente  e se estamos aproveitando esta oportunidade que temos.
Eduarda Kunzler Brönstrup

Devemos transformar os desertos em uma mata verde e bonita.
Camila Martinelli

Devemos tomar cuidado com nossas palavras pois podemos machucar mais com elas do que se dessemos um soco...
Camila Martinelli

Ser de origem pobre não é desculpa para desistir e desanimar dos ideais.
Emilli Feil Zimmermann

Estamos ferindo muito com palavras.
Marcelo Gessi

Uma idéia leva a outra. Se não der certo de inicio, não desistir. Tentar até conseguir!
Emilli Zimmermann

Se alguém tem um objetivo pode alcançá-lo. Para conseguir, tem que querer.
Karol Strasbuerger

É importante ouvir aqueles que nos estimulam a não desistir. Sempre tem gente querendo nos apoiar. Podemos também ser o estímulo para quem está pensando em desistir...
Camila Martinelli

Devemos ser  persistentes e “cabeça dura” contra o desânimo. Não desistir cada vez que algo nos atrapalha
Marieli Chassot

É importante estar sempre se atualizando.
Emilli

Ter ideais sempre. O padre é exemplo de leitura! Atualmente lê dez páginas de  um livro todo dia. Ter o hábito de ler.
Francoá

Sabemos quem somos, qual é nosso ideal... Estou ciente de que tenho potencial...Pensei nisso.
Karol

Pretendo ter estudos avançados.Meu ideal é ser promotora, vou conseguir. Terei uma família feliz. Passarei para meus filhos o que aprendi.
Camila

Meu ideal é me formar. Atuar na medicina.
Emili

Meu ideal é me tornar padre.
Francoá

Quero ser estilista. Formar uma família feliz.
Eduarda

Quero ser cientista. Formar uma família.
Marieli

Meu ideal é estudar, ter uma boa formação. Só isso vai garantir um futuro seguro.
Emanuelli. 

Veja algumas imagens  da atividade:



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Evento do Dia da Mães foi um Sucesso!

Terminou a poucos instantes o evento realizado para homenagear as mães de nossa escola. Com uma belíssima Mensagem teve inicio o evento, que foi abrilhantado por uma apresentação do grupo de dança e teatro da escola. Na seqüência ocorreu a importante palestra sobre saúde da mulher a cargo de enfermeiras do Posto Municipal de Saúde. Após a palestra todas se divertiram com a dinâmica "Presente". Em mais um momento de descontração foi jogado Bingo, em que todas as mães ganharam prêmios, doados pelo comércio local Finalizando todas as mães saborearam um delicioso coktail.

Convite para hoje:


Prezada Mamãe!
No segundo domingo de maio comemora-se o "Dia das Mães". Para tanto convidamos você MAMÃE, a participar  da Homenagem às mães de nossa Escola, que se realizará  hoje dia 04 de maio, quarta-feira, ás 19h e 30 min, no Salão Evangélico.
Tem um presente esperando por você...

terça-feira, 3 de maio de 2011

Aprendizagem com diversão nas aulas de Geografia:

A 6ªSérie e 8ªSérie tarde tiveram aulas de geografia que motivaram especialmente os alunos. O professor Evanir Kraemer propôs aos alunos que em grupos criassem jogos com os conteúdos estudados.Foram temas variados, entre eles a população e a economia Brasileira(jogo Geografia e Cia), a localização e formação do território Brasileiro,sobre os estados do nosso pais(jogo Estudando chega onde quer), Veja algumas imagens:

Comentário de aluna:

"Eu gosto de desenhar por que é um modo de expressar, de mostrar o que eu estou sentindo. Eu adoro artes!!!

(Eduarda Caroline Kunzler Brönstrup)
Alguns trabalhos meus:

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Poemas da 8ª série manhã:


Você

Você me faz feliz
E ao mesmo tempo infeliz
Você me faz amar
E ao mesmo tempo te odiar

Você me faz sentir saudades
E quando te vejo é só felicidades
Você me deixa triste
Mesmo assim meu coração insiste

Você me faz deixar lágrimas cair
E também me faz rolar de rir
Você é a razão do meu sorrir
Você é a razão do meu existir.

Autora: Andréia Fernanada Franz


DECLARAÇÃO DE AMOR

Meu coração por ti bate
Como se fosse chocolate
E o vento me toca
Parece passoca

Meu coração por ti bate
Com gosto de abacate
Que toca os meus lábios
Como se fossem sábios

Meu coração por ti bate
Feito som em boate
Que no meu peito bate
Feito dia sem chocolate

Se não te vejo
Meu peito bate
Feito cachorro
Ferido no ato.

Autora:Ana Luiza

Professora: Juliana Foesch

domingo, 1 de maio de 2011

Mural da semana:


Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: