Flagramos inclusive a diretora com a galera querendo aprender:
Mas o que você sabe desta brincadeira?
O bate-bate também conhecido como bate-beg é um tradicional brinquedo que fez sucesso nas décadas de 70 e 80 e que neste ano voltou com tudo em vários lugares do pais. Tudo indica que a moda veio da Bahia, por causa de uma música da banda "Leva Nóiz", chamada "Bolimbolacho", que é como o brinquedo é conhecido por lá.
História do brinquedo:
Feito de um cordão de náilon e duas bolinhas de plástico-duro enlaçadas em um anel, seu objetivo é fazer as bolinhas girarem 180 graus (cada uma para seu lado) e se chocarem uma na outra (o que faz bastante barulho) e tentar fazer com que essa acrobacia se repita continua e rapidamente, e o maior numero de vezes possível.Os participantes também podem incrementar o grau de dificuldade, e realizar o Bat-beg entre algumas manobras, subindo e descendo, ou movendo-se sem fazer o brinquedo parar. Alguns são feitos de plastico simples, mas os originais são feitos com um materiais mas fortes por isso muitas crianças e até adultos se machucam.
O brinquedo havia sido proibido de ser vendido no final da década de 80, por ser muito perigoso. (fato que o fez ficar conhecido como quebra-dedo). Mas ele ficou em voga novamente em 2012, por conta de uma música da banda baiana Leva Nóiz.Porém, diferentemente de antes, as bolinhas agora são de plástico, e não mais de ferro ou cerâmica, como antigamente, o que deixou o brinquedo menos perigoso. Além disso, agora eles são vendidos com pulseira de proteção para o pulso.[
Veja se o seu brinquedo é certificado pelo INMETRO que é o orgão que fiscaliza todos os brinquedos e dá um selo de certificação. Na hora de comprar o bate-bate, veja se ele tem esse selo. Isso significa que o brinquedo passou por uma inspeção e foi aprovado para a venda.
Fonte:
G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário