Hoje pela parte da manhã, uma lagartixa visitou a escola, segundo os alunos do 1º ano "um mini jacaré". O animal foi a diversão dos alunos durante o lanche.
Falando em lanche, você sabe o que uma lagartixa come?
A lagartixa é insetívora, ou seja, alimenta-se de insetos, como baratas, besouros, formigas e mosquitos. Entretanto, algumas espécies também comem carne. É o caso, por exemplo, da lagartixa-leopardo que ingere pequenos roedores.
Ao contrário do que muita gente pensa, o réptil não é perigoso. E justamente por causa dos hábitos alimentares ajuda a combater o aumento de vetores (animais que podem transmitir doenças ao homem). Por isso, ninguém deve matá-lo.
Anda por qualquer lugar para capturá-los, até mesmo pelo teto. Como é possível? Em suas patas existem milhões de microcerdas (pelinhos duros e ásperos) que exercem força de atração na superfície; desse modo, fica grudada e não cai. Mas nem todas têm a habilidade. A lagartixa-leopardo anda mais pelo chão por possuir menos cerdas.
TIPO DE LAGARTO - A lagartixa pertence ao grupo dos lagartos. Existem centenas de espécies, encontradas em regiões quentes da América, África, Ásia e Europa. Prefere esses locais porque, como todos os répteis, a temperatura de seu corpo regula-se de acordo com a do ambiente.
A pele, em geral, é coberta por escamas finas. Não transpira para não perder a água do organismo. Bota de dois a três ovinhos, que demoram entre 45 e 75 dias para eclodir. Vive, em média, 8 anos.
Estratégia de defesa
Uma das características mais curiosas da lagartixa é que, ao se sentir ameaçada, solta um pedaço da própria cauda, que continua se movimentando, para distrair o predador e poder fugir. O fenômeno recebe o nome de autotomia caudal.
A cauda cresce novamente em cerca de três semanas, mas será menor. Seu interior não terá mais ossos; serão substituídos por cartilagem. Assim, uma nova interrupção acontecerá na parte que ainda existe osso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário