Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Lenços Gaúchos

Em primeiro lugar, uma pergunta : de onde tirou o uso do lenço ? É sabido que na Idade Média o lenço ( algo delicado como uma " encharpe " ) tinha papel preponderante ... mas era um lenço feminino. Com ele atado no braço, elmo, ou lança, o cavaleiro andante reverenciava um amor fetichista, mais do dominio do sonho que da realidade. 
Talvez os mouros, os ciganos, os andaluzes, nos tivessem mandado através do Prata essa herança colorida e bizarra. Sim, que dos luzos, índios e negros é pouco provável... 
Mas o certo é que o lenço de pescoço existe no Rio Grande desde que sem tem noticia de gaúchos, como em Saint-Hilaire, o velho e nunca manuseado demais Saint-Hilaire. 
Lenço de seda, franjado ou não, mas sempre de seda ( e isso, por isso, já é uma curiosidade) tem suas cores tradicionais : Preto, de luto, branco, dos "Chimangos" de 23 ., principalmente, copiado aos " blancos " do Uruguai. Encarnado, das revoluções de 93 e 23, ( e daí por diante ) dos Maragatos e Colorados, também copiados da velha Maragateria da Banda Oriental. Verde, dos "picapaus" governistas de 93, correspondentes aos futuros " Chimangos " brancos. Também houve 3 confecções de lenço especiais para o soldados farroupilhas, algo que fosse como um uniforme simbólico: duas confecções nos Estados Unidos e uma na França, mas como chegaram tarde os farrapos não os usaram na Guerra, mas na Paz, como lembrança de uma era gloriosa e sangrenta de nossa história. Os museus ainda guardam exemplares autênticos desses lenços tricolores, onde o escudo da República Riograndense era a nota central. 
Mas afora esses lenços, que têm uma razão de ser especial , outros houve, que tinham outras cores : azuis, cor-de-rosas, xadrezados, etc. 
O lenço normalmente no pescoço, atado de muitas maneiras, mas em ocasiões especiais, quando essa posição poderia atrapalhar, ia para a " meia-espada ", cheio de empafia : e lembramos que os dançadores de "Chula" modernos preferem o lenço nessa posição. 
Mas vamos aos nós , propriamente ditos.

NÓ FARROUPILHA Também chamado nó republicado ( da República de Piratini ) ou Nó de 35, pela mesma razão. Segundo a tradição era o ano preferido pelos revolucionários é quase um quadrado, ,dividido em quatro partes. Visto por trás é nó comum. 
















Nó MARAGATO ou de Assis Brasil, porque segundo a tradição era usado por esse político em suas lutas partidários, ou em seus campos. Até hoje só é dado esse nó em lenços encarnados. É o mais lindo de todos : o centro parece o nó farroupilha, mas dos lados se escapam dois braços, como de uma cruz, visto por trás é a mesma coisa.




















Nó DE GINETEAR Ou de Getúlio Vargas porque era o nó usado pelo grande político de São Borja é um nó dado junto ao pescoço, o meio de banda, fazendo uma laçada de um dos lados, e as duas pontas se escapando juntas pelo outro lado. Preferido pelos domadores, por firme.




















Nó DE TRÊS GALHOS Ou nó de águia também muito bonito. Quando de a cavalo seus dois braços se abrem e balançam como as asas de uma águia. Paixão Côrtes afirmou ter sido o inventor deste nó, mas o gaúcho Milton Silva, Dom Pedrito, garante que êsse já era comum em sua terra desde muito tempo. Fica uma laçada repolhuda no centro e as duas pontas se escapam abertas, uma de cada lado.




















Outros tipos de nó:
























Nó Solteiro e Nó Namorado
De acordo com pequisa realizada na internet quando usado o lenço conforme a imagem abaixo, o nó é o de solteiro e quando unir lado a lado os nós, passa a ser o nó de namorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: