Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Relato da Viagem de Estudos às Ruínas - 5º ano

No dia 23 de outubro, as turmas  do 5º ano ( manhã e tarde)da escola   Rotermund foram para uma viagem de estudos para Santo Ângelo, Caaró e São Miguel Das Missões.
 Para começar, fomos para Santo Ângelo, na Praça Pinheiro Machado, onde encontramos nossa guia, Dona Sunilda, uma senhora muito simpática...
 Continuando, na Praça Pinheiro Machado vimos o Portal da Redução de Santo Ângelo Custódio. Então passamos por arcos verdes, com os nomes dos 30 povos do Rio Grande Do Sul, Uruguai e Argentina, cada um dos povos com seu nome, e data de fundação . Os Povos do Rio Grande Do Sul, são:
-São Francisco de Borja
-Jesus
-São Luiz Gonzaga
-São Miguel Arcanjo
-São Lourenço
-Santo Ângelo Custódio
 Depois disso, olhamos a rosa-dos-ventos, onde, antigamente, os povos se localizavam, pois não existia bússola .
 Nós aprendemos sobre os quatro elementos, que são:
      -Ar
      -Terra
      -Fogo
      -Água
O Ar que respiramos, a Terra onde pisamos,uma torre vermelha localizada lá representa o Fogo, e torre roxa a Água.
Na Praça Pinheiro Machado tem uma ponte, as pessoas passam por ela e dizem:
      - Vamos passar pela ponte para nos purificarmos, para poder entrar na Igreja .
 A igreja que vimos é para ser uma replica da antiga igreja  das Ruínas De São Miguel. Debaixo da igreja só está o piso da antiga igreja da Redução de Santo Ângelo Custódio. Debaixo do altar, são enterrados os Padres .
A Prefeitura de Santo Ângelo está em cima do antigo cemitério indígena. -Afirma Sunilda .
Lá na Igreja vimos Jesus Cristo morto, feito em madeira, esculpido por índios, mas foram passados produtos para se conservar, pois já tem quase 1.400 anos.
Vimos também, uma pia batismal, onde são batizadas as crianças.
Então fomos ao museu, no mesmo vimos várias coisas, inclusive uma maquete do que era a Redução de São Miguel.
A tarde fomos para Caaró, lá ouvimos falar sobre os padres:
      -Roque Gonzales de Santa Cruz
      -João de Castilhos
      -Afonso Rodrigues
Quando eles estavam rezando a Missa, tinham disfarçados os Kaigangs (outra tribo), que suicidaram os Padres e foram embora, mas a voz do Padre Roque os perturbava,eles ficaram desesperados, não queriam aquela oz em sua consciência , então eles cortaram o Padre Roque e arrancaram o seu coração, depois disso, tacaram fogo na igrejinha, mas os corpos dos Padres não queimaram, e o coração de Roque ficou preto.Esse mesmo coração, está em Assunção, ele já veio para Crissiumal !
Depois disso, fomos tomar água benta.
Então agora,chegou a hora, chegamos em São Miguel , lá aprendemos , que a Redução levou 10 anos para ser construída, e  cerca de 100 homens trabalhando todo dia !
O cemitério era dividido por uma cruz de pés de laranja, numa parte homens, noutra parte mulheres, outra parte meninos e a outra parte meninas. Quando um índio morria de alguma doença que não era conhecida, eles enterravam essas pessoas longe do cemitério,para não contaminar os ossos das outras pessoas enterradas lá, depois de uns 10 anos enterravam essa pessoa no cemitério.
Lá vimos um relógio do sol (os números estavam em romanos) eles sabiam a hora de acordo com a luz do sol no relógio. E quando não tinha sol? Usavam a luz da lua!
Dona Sunilda nos contou a lenda da serpente, ela era assim:
Há muitos anos atrás lá na igreja foi morar uma serpente ela se hospedou na torre do sino, e sempre que vinha perigo ela tocava o sino e, idosos, mulheres e crianças iam  se proteger na igreja . Como a serpente ficou com fome ela foi indo despercebida perto de uma mulher e INHAC comeu sua criança. Alguns dias depois, a serpente ficou com fome novamente, mas as pessoas se sentaram do outro lado da igreja , e ficaram atentas. A serpente então tocou o sino várias vezes , perturbando a todos, então as mulheres entregaram suas crianças a serpente, e de tanto comer ,BOOM ela explodiu. Dizem que sua cabeça ficou na torre do sino...
Certa vez deu um raio na torre do sino e derrubou o sino de 1 tonelada.
As Ruínas De São Miguel são extraordinárias.
Vimos um vídeo sobre as Ruínas.
Tiramos muitas fotos...
Antes do anoitecer, brincamos com arcos e flechas. De noite fomos assistir o espetáculo de som e luz, a fila estava enorme, o lugar onde fomos estava muito frio...
O espetáculo mais antigo do Brasil acontece desde 1978. Ao anoitecer, o antigo templo, no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, ilumina-se através das vozes de Fernanda Montenegro, Lima Duarte, Paulo Gracino, Juca de Oliveira, Rolando Boldrin, Maria Fernanda e Aramndo Bôgus, é narrado 48 minutos o nascimento, o desenvolvimento e o fim da civilização criada no Rio Grande Do Sul, pelos Padres Jesuítas e Índios Guarani.
Eu adorei !! ;)
                Valeu a pena!!

(relato escrito pela aluna Jennifer Kirsh)