Sejam Bem Vind@s!Este é seu espaço na internet! Aqui você encontra dicas dos melhores sites para suas pesquisas,diversão, atividades realizadas por vocês em todas as disciplinas. Nosso blog é feito especialmente para você e por você...Participe!
Além desta página inicial visite as demais páginas , Quem somos, Nossa História, Filosofia,Objetivo, Metodologia,Projetos, Eventos, Família, alunos e Eventos é só clicar na barra de páginas!
Visite também ao final desta página os arquivos do Blog dos anos anteriores, mês a mês.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Publicação de professores:

Aquisição da linguagem oral e escrita

                          A proposta construtivista trouxe uma nova forma de desenvolver a aquisição da linguagem oral e escrita na fase de alfabetização, pois traz o conhecimento e a aprendizagem social para dentro da sala de aula.
Nessa perspectiva, a criança, por si só, produz o seu conhecimento, formulando hipóteses e desenvolve a sua própria maneira de aprender a ler e escrever. Seu conhecimento é o produto de um conflito cognitivo produzido durante a resolução das situações problemas, desencadeadas por ela mesma.
Assim sendo, as crianças desenvolvem uma autonomia maior quanto à produção de seu conhecimento. Elas fazem parte da  escolha da forma de com se dará a aquisição da leitura e da escrita. Elas se sentem mais seguras, até mais estimuladas para aprender. Sabem que precisam ir em busca daquilo que almejam para seu aprendizado.
É possível perceber que a criança é responsável pelo seu conhecimento, fazendo da pessoa do professor um mediador, que busca identificar dificuldades desta aprendizagem, como também um interventor que, define atividades pedagógicas que favoreçam a compreensão da leitura e da escrita, superando dificuldades encontradas na caminhada rumo à aquisição das mesmas. Para tanto são necessários alguns pré-requisitos.
                          Os pré-requisitos são aptidões que uma criança deve, ou precisa, desenvolver para estar preparada, de uma forma adequada, para iniciar o processo, neste caso, de alfabetização. A própria palavra já diz “pré-requisitos”.
Quando a criança tem entendimento sobre o seu esquema corporal, tem noção e organização espacial e temporal, consegue realizar inclusão de classes e tem uma boa coordenação motora, se torna muito mais fácil realizar atividades de leitura e escrita, pois os pré-requisitos produzem o amadurecimento de vários aspectos da criança, que influenciarão diretamente no aprendizado da mesma.
Quando a criança está “pronta”, ou seja, com os pré-requisitos bem trabalhados, a sua aprendizagem acontece de forma mais rápida e eficiente, fazendo com que os estudos e aprendizagens posteriores aconteçam da mesma forma, tornando-a um adulto consciente e responsável.
                          Quando a criança se encontra na fase das garatujas ela precisa ter o maior contato possível com letras, palavras e textos, para que perceba que precisa fazer uso delas para se comunicar, de forma compreensível, com aqueles já alfabetizados.
Atividades como bingo de letras, colagem de materiais diversos sobre letras, manuseio de alfabetos móveis, reprodução de traçados de letras, análise das partes das letras (partes curvas e retas), cobrir tracejados, completar sequências, podem colaborar para que a criança supere a fase das garatujas. Fazendo essas atividades ela vai perceber, aos poucos, que o mundo das letras já não está mais tão distante de sua vida e começará a fazer o uso das mesmas em suas escritas.
                          Os contos de fadas têm uma relevância muito importante dentro da educação, pois fazem com que as crianças saiam de seu mundo real e partam para um mundo imaginário, trazendo do mesmo, cargas de conhecimento e aprendizado que serão incorporadas ao seu mundo real.
Quando uma criança é levada a imaginar, percebendo os fatos decorrentes de uma determinada ação, ela começa a perceber que fatos irreais acontecem em nosso mundo real. Imaginar também faz com que a criança se desenvolva no campo cognitivo, favorecendo, consequentemente, a sua aprendizagem e, influenciando na leitura e na escrita.



 Samara Cristiane Hanauer Janke
  Professora das séries iniciais do rede municipal de Crissiumal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!

Ajude o personagem a cumprir os trajetos propostos, colocando em prática seus conhecimentos!
Daqui prá la, de lá pra cá

Que tal navegar na interpretação:

Drumond e o jogo da pedra

Dica: Game Livros! para séries finais:
Este site disponibiliza jogos super divertidos das obras da Literatura Brasileira: Dom Casmurro, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milicias:
Divirta-se e aprenda!
http://www.livroegame.com.br


Um jogo divertido e desafiador:

Jogo para estimular o cálculo mental:

Prove que você é fera em história

Jogo da Literatura:

Jogo da Literatura:
Avalie os seus conhecimentos sobre 25 clássicos da Literatura

Game da Reforma Ortográfica

Game da Reforma Ortográfica
Uma maneira divertida e interativa para você aprender mais sobre a Reforma Ortográfica da Língua portuguesa
Conheces bem os livros?

Conheces bem os livros?

Instruções:
Para resolveres as cruzadas clica em cada um dos números, e escreve a tua resposta na caixa à frente da definição.
Clica em "Inserir" para colocares a resposta na quadrícula. (podes pedir uma letra clicando no botão "Pista", mas vais perder pontos...)
Quando terminares, clica no botão "Verificar" e verás quais foram as respostas correctas.

  1        2    3     
 4              
      5         
6               
             
  7             
 8             9   
10               
             
   11        12      
             
13          14       
             
     15          

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)

Pra quem curte Vôlei:(click na imagem)
Infográfico do Comitê Olímpico Brasileiro, mostrando passo a passo do voleibol desde o objetivo do jogo, a quadra, a rede, as antenas, a bola, a arbritragem, algumas regras, o fundamentos e o jogo.

Conheça mais sobre o Basquete:

Atletismo

Atletismo
(Click e conheça mais sobre esta modalidade

Um jogo pra profe:Jogo da Memória Pensadores da educação: