Por Morgana Janke
Inicialmente nomeamos cada copo usando um papel, para uma melhor identificação.
Diluímos o bicarbonato, o creme dental, o sabão em pó, com água. O restante dos ingredientes (Leite de Magnésia, vinagre, limão e a água sanitária) misturamos com água. Em um outro copo, usamos somente a água de torneira, sem nenhuma mistura.
Para sabermos se a substância se classificaria em ácido ou base, usamos o suco de repolho roxo (que é obtido a partir do cozimento do mesmo) que serviu como indicador.
Eram oito copos. Depois de suas substâncias diluídas e misturadas, acrescentamos - em cada copo - o suco de repolho.
Quanto mais avermelhada a substância é, mais ácida, e quanto mais verde e azul a substância é classificada como base, por ter pouca acidez.
Tanto o ácido como a base podem perder suas características, podendo se transformar em novas substâncias. Por exemplo, um ácido reage com uma substância formando água e sal.
Essa ocorrência pode ser acompanhada visualmente, com o uso de um indicador.
Ácidos: são comuns em nosso dia-a-dia, também encontrados em vários alimentos e na fabricação de cremes e remédios. Possuem funções indispensáveis em nisso organismo, como o ácido clorídrico (HCl), que nos protege e auxilia na digestão.
São ótimos condutores de corrente elétrica.
Bases: também são comuns em nosso cotidiano e presentes em alguns alimentos, como ovos, milho e frutos do mar. São usados, na industria, para a fabricação de sabão e produtos de limpeza.
São substâncias iônicas. Conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário